quarta-feira, 26 de março de 2014

Museu da Imigração reabre para visitação

O Museu da Imigração, abrigado no prédio que registrou a história de 2,5 milhões de pessoas dentre mais de 70 etnias que entraram no país, deve reabrir em 31 de maio. Localizado entre a Mooca e o Brás, o museu foi fechado para reforma em 2010 e passou pelo primeiro restauro completo desde que teve sua construção finalizada, em 1888.
A única alteração em relação ao projeto original envolveu a instalação de um elevador para cadeirantes. A antiga Hospedaria do Brás tem seu prédio tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo). 
Nos meses de junho e julho, os dois primeiros após a reabertura, a entrada no Museu da Imigração será totalmente gratuita. O ingresso oferece acesso aos espaços expositivos, jardim, biblioteca e área de convivência. A Maria Fumaça, gerida pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, permanece com saídas regulares e pagas.
O destaque fica por conta da exposição de longa duração que, em oito módulos, conta por meio de documentos, fotos, vídeos, depoimentos e objetos, como o processo migratório é um fenômeno permanente na história da humanidade. A mostra abordará ainda o início das políticas imigratórias do país, detalhando o cotidiano da Hospedaria de Imigrantes.
SERVIÇO
Reabertura do Museu da Imigração
Prevista para 31 de maio
Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Mooca, São Paulo
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 17h; aos domingos, das 10h às 17h
Quinzenalmente, às sextas-feiras, o Museu oferecerá visitação noturna, ampliando seu horário de atendimento até às 21h
Acesso gratuito aos espaços expositivos durante os meses de junho e julho

 Portal do Governo do Estado


Nenhum comentário:

Postar um comentário