sexta-feira, 14 de março de 2014

COMIGRAR: COMUNIDADES ESTRANGEIRAS SE REUNIRÃO NA MISSÃO PAZ EM SÃO PAULO PARA DEBATER A QUESTÃO MIGRATÓRIA NO PAÍS

Dia 14 de março, sete comunidades de migrantes em São Paulo – bolivianos, peruanos, paraguaios, colombianos, haitianos, chilenos e africanos – irão se reunir para realizar Conferências Livres sobre o tema Migração e Refúgio. O evento, organizado pela Missão Paz - Centro Pastoral dos Migrantes, vai debater questões relativas ao cotidiano dos estrangeiros no país e levantar propostas para serem apresentadas durante a etapa final da 1ª Conferência Nacional sobre Migração e Refúgio do Departamento de Estrangeiros do Ministério da Justiça.

“Sempre incentivamos os membros dessas comunidades a serem protagonistas na construção de seus cotidianos aqui no Brasil. As conferências serão uma excelente oportunidade para que essas pessoas possam se manifestar”, declara Sônia Nunes, assessora da Pastoral dos Migrantes em São Paulo.

Para o debate, está prevista a participação de mais de 200 representantes dos grupos, inclusive de haitianos, cujo fluxo aumentou consideravelmente no território nacional nos últimos três anos. Atualmente, a entidade atende mensalmente a cerca de 400 imigrantes oriundos do Haiti. A instituição, que trabalha com migrantes na região há mais de 40 anos, oferece apoio e serviços variados, como assistência social emergencial, moradia, assessoria psicológica, de saúde e documental. Para aqueles migrantes que já estão estabelecidos no país há mais tempo, a Pastoral realiza atividades em prol da diversidade cultural e do desenvolvimento socioeconômico e educacional dos grupos.

“Cada pessoa migrante que chega até nós apresenta uma história, uma necessidade diferente. Lidamos com situações que vão desde regularização migratória até casos de tráficos de pessoas e trabalho escravo”, explica Sônia.

Serviço:
Conferência Livre de Comunidades Migrantes em São Paulo 
Data: 14 de março, das 18h às 21h
Local: Rua Glicério 225, Bairro da Liberdade, São Paulo (SP)
Informações: (11) 3340-6950

Nenhum comentário:

Postar um comentário