quarta-feira, 19 de março de 2014

As vertentes da imigração para o Brasil no século XXI

Nos últimos anos é perceptível que o Brasil vem se tornando o destino de vários imigrantes de diversos países, os quais buscam uma vida melhor e digna. Essas pessoas abandonam seus países de origem na esperança de adquirirem melhores condições econômicas. As maiorias são de países que apresentam um baixo (indicie de Desenvolvimento Humano) IDH. Contudo, nem todos imigrantes conseguem o objetivo almejado e acabam não prosperando no aspecto financeiro.  
Vale ressaltar que o Brasil vem se destacando no âmbito econômico, através da expansão de grandes empreendimentos. A exploração de áreas diversas tipo: pré-sal, polo petroquímico, construção civil, indústrias fez como que a rota econômica se espalhasse por diversas regiões do Brasil, alcançando áreas como a Zona Franca de Manaus, Nordeste, Goiás e não só a região de Rio e São Paulo. Logo, isso fez com que o Brasil ganhasse destaque  no exterior, o que consequentemente atraiu muitos imigrantes.  
Vendo o território brasileiro como um potencial gerador de empregos, alguns imigrantes que possuíam qualificação profissional especializada conseguiram  estabilidade aqui no Brasil, uma vez que nosso país de certa forma é acolhedor e tenta regulamentar e legalizar a situação destes imigrantes. Por outro lado, outros  que não possuem tal qualificação passaram a ser explorados por alguns setores, já que são uma “mão de obra” barata, os quais passaram a viver em condições precárias e muitas vezes até pior do que viviam em seu país de origem. 
Apesar de a prática migratória ser algo que surgiu há muitos anos e que vai continuar ocorrendo, o governo brasileiro deve se atentar para a vinda destes imigrantes, já que ficou demonstrado que em alguns casos, ocasiona problemas. Para isso, deve haver uma maior fiscalização das fronteiras, bem como, acompanhar e penalizar os locais que exploram  o trabalho desempenhado por eles.  Deve ainda o governo criar uma forma de amparar os imigrantes que aqui chegam sem qualificação e arranjar uma maneira para estes serem capacitados, porque só assim estarão contribuindo para o crescimento do Brasil e terão uma vida melhor, como almejada. 

 Diário da manha

Nenhum comentário:

Postar um comentário