segunda-feira, 28 de outubro de 2013

União Europeia Amnistia Internacional critica falta de medidas em matéria de imigração

A Amnistia Internacional lamentou  que os decisores políticos europeus, reunidos em Bruxelas, não tenham acordado medidas concretas para proteger os milhares de migrantes, refugiados e requerentes de asilo que tentam chegar à Europa.

Os líderes europeus discutiram  os fluxos migratórios para a União Europeia e o reforço da cooperação e das políticas de asilo, na sequência dos naufrágios recorrentes na ilha italiana de Lampedusa e noutras partes do Mediterrâneo, que só nos últimos meses causaram largas centenas de mortes.

Apesar de os responsáveis europeus se terem manifestado determinados a tomar ações para "evitar novas tragédias", acabaram, mais uma vez, por não alocar verbas concretas ou definir novos instrumentos imprescindíveis à materialização dessa promessa, critica a AI em comunicado.
"As conclusões do Conselho em matéria de imigração refletem, dolorosamente, que as declarações de tristeza e solidariedade não são mais do que lágrimas de crocodilo", afirma no comunicado Nicolas Berger, diretor da Amnistia Internacional Europa.
"É claro que a prioridade da Europa não passa por salvar vidas ou proteger as pessoas nas fronteiras, mas sim impedir a todo o custo que chegue gente à Europa, incluindo pessoas que precisam de segurança e proteção", acrescenta o responsável.
O presidente da Comissão, Durão Barroso, disse hoje no final da cimeira haver um sentido de urgência em relação aos fluxos migratórios para a Europa que "irá fazer as coisas acontecer", sublinhando a criação de uma 'task force' para o Mediterrâneo.
"A escala da tragédia humana no Mediterrâneo significa que temos de agir agora. A União Europeia não pode aceitar que milhares de pessoas morram nas nossas fronteiras", sublinhou Durão Barroso, lembrando que o problema não é novo e apelando a "um maior compromisso europeu".
O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy lembrou, por sua vez, que o fenómeno da imigração deve ser abordado em três frentes: "prevenção" para evitar naufrágios como os de Lampedusa, que deixaram quase 500 mortos só este mês, "proteção" das fronteiras e "solidariedade" para com os países de origem e de trânsito.
Disse também ser necessário redobrar os esforços no combate as redes de tráfico humano.
A Amnistia Internacional realça, contudo, que nenhuma das medidas referidas nas conclusões da cimeira servem para "evitar mais perdas de vidas no Mediterrâneo" e critica o documento por não fazer qualquer referência à capacidade de resgate no mar ou a necessidade de abrir rotas mais seguras para os refugiados e requerentes de asilo que se deslocam a Europa.
A organização criticou ainda a UE por não determinar que a vida e os direitos humanos sejam considerados prioritários por parte dos 28 estados-membros quando estes estabelecem acordos com os países de origem (dos imigrantes e refugiados) em matéria de controlo de fluxos e repatriamento.
Nesse sentido, a AI instou aos Estados-membros a abrirem "os olhos perante as violações de direitos humanos nesses estados", salientando que está na altura de atuar e mudar os fundamentos da política europeia comum de imigração e asilo, que se tem revelado mais do que ineficaz.


Minuto a Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário