terça-feira, 1 de outubro de 2013

República Dominicana nega planejar deportação em massa de haitianos

A República Dominicana negou nesta segunda-feira que após a sentença do Tribunal Constitucional (TC), que nega a nacionalidade aos estrangeiros nascidos de pais ilegais, causará a deportação em massa de haitianos, como denunciaram vários setores locais.
O diretor-geral de Migração, José Ricardo Taveras, disse que esses estrangeiros podem estar tranquilos, porque não haverá repatriações.
Segundo ele, ao contrário da campanha "distorcida" de alguns setores, a sentença do TC procura regular a situação migratória dos haitianos, a maioria deles ilegais no país.
Taveras sustentou que a Migração só está à espera da notificação da sentença do Tribunal Constitucional para atuar tal como estabelecem a Constituição e as leis dominicanas.
O diretor-geral de Migração se queixou que o veredicto do Tribunal foi "injustamente criticado" e afirmou que quem o acusa desconhece o tema.
Segundo ele a sentença, em vez de deixar no limbo os estrangeiros inscritos de maneira irregular no registro civil, que está os incorporando à vida civil do país.
"Não é verdade que o Estado, o governo, nem as autoridades dominicanas em geral, vão a cometer nenhum ato de injustiça", manifestou e que a medida também atende a pressões de alguns setores que querem se ajustar seus interesses à Constituição e às leis do país.
Taveras garantiu que a República Dominicana deve atender o drama humano de milhares de haitianos residentes no país, mas que não deve fazê-lo dissociando seu estado de direito.

Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário