quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Tráfico de pessoas: o crime perfeito

Fazer do ser humano uma mercadoria, explorar vidas por dinheiro, transformar sonhos em pesadelos. É isso o que faz  aquela pessoa, tantas vezes simpática, que te oferece o paraíso fora do Brasil, mas te escraviza, te obriga a se prostituir e, enfim, te priva de seu bem mais precioso: a liberdade.
Um bem que há quem ache valer a pena ser vendido a troco de alguns dólares – já foi muito estudado o estranho amor do prisioneiro pelo algoz – mas só é possível haver verdade fora da caverna, diria Platão. E só livre o ser humano é capaz de ter conhecimento de múltiplas realidades para que possa escolher.
Para que cada vez mais pessoas tenham direito à escolha, sejam senhoras de suas próprias existências, é que o Brasil, através do Escritório das Nações unidas contra Drogas e Crimes (UNODC), decidiu unir esforços a outros países do mundo integrando-se à Campanha Coração Azul da ONU Contra o Tráfico Internacional de Pessoas. Na segunda-feira, 21 de Outubro de 2013, ocorreu o lançamento oficial do Comitê Rio da campanha.
Dentre os que compuseram a mesa de honra estavam: o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; o Secretário Nacional de Justiça e presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão;.a novelista Glória Perez (que abordou o tema em sua mais recente novela “Salve Jorge”); Marília Guimarães, presidente do Comitê Social da campanha; e o padre Josafá Carlos de Siqueira, reitor da Pontifícia Universidade Católica do RJ (PUC-RJ), onde ocorreu o evento.
O ministro da Justiça, que foi professor de Direito, falou, em sua explanação, sobre a relação ensino-aprendizagem, avaliando que os mestres aprendem muito. E foi numa sala de aula que ele contou ter aprendido com um aluno o que é um crime perfeito: é aquele que nunca ninguém toma sequer conhecimento da existência dele. Assim é, segundo José Eduardo Cardozo, o tráfico de pessoas.
Para mudar este quadro, todos os que estavam naquele auditório da PUC se disseram comprometidos em levar às escolas e a todas as entidades da sociedade civil uma vasta campanha de esclarecimento, incluindo livretos explicativos (um deles tem o formato de passaporte e oferece diversas dicas para se viajar com segurança). A Campanha tem um site: http://coracaoazul.com.br/site/conheca-a-campanha-brasileira/
O Brasil foi o país de maior e mais longa escravidão urbana, mas não porque aquela escravidão era um crime perfeito. Ela era conhecida e consentida pela sociedade da época. Hoje, o Brasil que quer se tornar potência precisa atentar para a crueldade do tráfico de pessoas e formar agentes multiplicadores de informação. Só assim, sob a luz de fora da caverna, é que esse crime deixará de ser perfeito.
*Ana Helena Tavares, jornalista, editora do QTMD?


Nenhum comentário:

Postar um comentário