sábado, 14 de setembro de 2013

Reunião Ibero-americana discute interculturalidade no contexto das migrações

Nos dias 5 e 6 de setembro último, o Brasil foi representado pela SCDC/MinC na 3ª reunião do Comitê Intergovernamental do Programa IBER-RUTAS, realizada em São José da Costa Rica.
O Programa IBER-RUTAS integra a cooperação entre os países da América Ibérica, e tem como objetivo fortalecer as rotas de direitos e a interculturalidade na migração ibero-americana. Participaram da reunião representantes da Argentina, país responsável pela Unidade Técnica do Programa, da Bolívia, do Brasil, do Chile, da Costa Rica e do Uruguai, além de representante da Divisão de Assuntos Culturais da Secretaria Geral Ibero-americana (Segib). Também integram o Programa o Equador, a Espanha, o Paraguai e o Peru.
Durante a reunião, que foi aberta pelo Ministro da Cultura da Costa Rica, Manoel Obregón Lopez, foi apresentado o projeto "Corredor Cultural Caribe", recentemente aprovado pelo Conselho Educativo e Cultural Caribenho do Sistema de Integração de Centro-América – CECC/SICA. O projeto, que integra a região que vai de Nova Orleans (EUA) à Venezuela, tem dentre seus objetivos a promoção do diálogo intercultural e a valorização da presença afrodescendente nos países integrantes. O governo da Costa Rica está envidando esforços para conseguir a adesão ao Programa IBER-RUTAS dos países Ibero-americanos da região do Caribe.
Na pauta da reunião do Comitê Intergovernamental do Programa IBER-RUTAS foram discutidas também a situação econômica do Programa e a possibilidade de criação de um Fundo para fomentar projetos dos países integrantes. Foi realizada ainda uma avaliação do concurso fotográfico "Miradas de Ibero-América", que recebeu a inscrição de 123 projetos, dos quais foram selecionados os cinco ganhadores. Os dois primeiros lugares ficaram com artistas visuais brasileiros, e em terceiro lugar ficou um artista espanhol. As 21 fotografias que integram os projetos dos três primeiros ganhadores foram reunidas numa exposição montada no Museu HistóricoCalderón Guardia, em São José, e inaugurada com um coquetel no dia 05 de setembro.
O Comitê decidiu levar a exposição à cidade do Panamá, nos dias 18 e 19 de outubro, quando será realizada a Cúpula de Presidentes dos Estados Ibero-americanos, e a Valparaíso, no Chile, em novembro, durante o Festival Internacional de Fotografia. Em 2014, a exposição virá ao Brasil, em data a ser definida.
Finalmente, o Comitê estabeleceu o Plano de Trabalho do Programa IBER-RUTAS para 2013-2014, que inclui, dentre outras ações: a realização de um concurso de ensaios sobre os aspectos culturais das migrações; a publicação da obra ganhadora; e a realização de um encontro internacional, tendo como tema as dificuldades de integração dos migrantes, com foco nas questões de gênero e de etnias.
(Texto: Giselle Dupin, Assessoria Internacional/SCDC)
(Fotos: Márcio Lima, vencedor do concurso fotográfico "Miradas de Ibero-América")

Nenhum comentário:

Postar um comentário