sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Rede Scalabrini estará no Diálogo de Alto Nível sobre Migração e Desenvolvimento durante assembleia da ONU

A Rede Internacional de Migração Scalabrini, SIMN, participará na primeira semana de outubro do Diálogo de Alto Nível sobre Migração Internacional e Desenvolvimento.

O Diálogo de Alto Nível será um dos três encontros de alto nível que integram a 68a. Assembleia Geral das Nações Unidas, cuja abertura oficial ocorre em 24 de setembro, em Nova Yorque. Os outros dois encontros de alto nível serão sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, ODMs, e o desarmamento nuclear.

A grande conferência sobre migração e desenvolvimento ocorrerá nos dias 3 e 4 de outubro e foi preparada por meio de macro-conferências, ocorridas em vários países do mundo, inclusive no Brasil, como sede dos debates em nível latino-americano.

A Rede Internacional de Migração Scalabrini participará do Diálogo de Alto Nível como um dos organismos que representa a sociedade civil, no âmbito das migrações junto às Nações Unidas e já é parceira em projetos conjuntos com a Organização Internacional para as Migrações, OIM, uma das agências da ONU.

Estará representando o SIMN, o diretor executivo da Rede, padre Leonir Mário Chiarello, brasileiro na missão scalabriniana em Nova Yorque.

O Diálogo de Alto Nível sobre Migração Internacional e Desenvolvimento ocorre em um momento chave, em que as Nações Unidas divulgaram novas projeções sobre a mobilidade humana no planeta e, com uma nova leitura sobre o fenômeno apresentada pela OIM.

Segundo a ONU, o mundo da migração internacional envolve atualmente pelo menos 232 milhões de migrantes internacionais, ou 3,2% da população, com 59% em regiões desenvolvidas.

As Nações Unidas confirmam que nunca tantas pessoas moraram fora de seus países e que a Ásia lidera o crescimento de migrantes internacionais. Foram 20 milhões entre 2000 e 2013, o que indica que o continente deve ultrapassar logo a Europa, no âmbito das migrações.

O documento da ONU recomenda que sejam evidenciadas as contribuições dos migrantes e afirmação e proteção de seus direitos; que o tema migrações seja incluído nas estratégias de desenvolvimento nacional e na agenda de desenvolvimento pós-2015 e, que ocorra o fortalecimento do diálogo, da cooperação e coerência em todos os níveis.

Já a Organização Internacional para as Migrações, OIM, divulgou detalhes do Relatório da Migração Mundial 2013 "Migrantes, bem-estar e desenvolvimento". O relatório traz uma nova leitura sobre a migração internacional, revelando uma imagem global sobre o bem-estar e desenvolvimento humano dos migrantes.

Reportagem de Roseli Lara/ Rádio Migrantes


Nenhum comentário:

Postar um comentário