segunda-feira, 16 de setembro de 2013

A Missão Paz na Audiência Publica sobre a nova Lei de Migração realizada em São Paulo


Foi  realizada a  audiência publica na sexta feira 13 de setembro no auditório da Procuradoria Regional  da Republica da 3 Região ( São Paulo) conto com a presença do grupo de notáveis que estão redigindo a nova lei ,e o Diretor do Departamento de Estrangeiros do Ministério da Justiça  João Guilherme Lima , a Missão Paz se fez presente no evento através da Dra Ruth Camacho, Padre Paolo Parisi, Eliza e o Seminarista Pierre, pelo Serviço Pastoral do Migrante foi Miguel  Ahumada nos assuntos abordados  foram a entrada de imigrantes no pais , A missão Paz fez vários questionamentos sobre o projeto de lei.

O paradigma do novo projeto de lei basear-se nos direito humanos
O perigo de elaborar um projeto de lei migratória baseado numa política seletiva , onde se defenda a ideia de favorecimento da recepção de mão de obra qualificada.
A problemática de perda do visto quando há separação ou filho sai do pais
A superação da restrição de direitos políticos aos imigrantes , através do direito a voto.
A critica da visão no projeto de lei 5655/09 que prevê o aumento do tempo para o pedido de naturalização de quatro a dez anos .
A substituição da Policia Federal, cujos agentes possuem formação  securitária, por uma agencia especifica para a tratar a matéria migratória.
A insuficiência da política “cartorial’ que se limita a controlar os ingressos e a necessidade de incluir programas de integração , com a colaboração de outros ministérios , como da educação , etc.
A necessidade de sensibilização dos agentes das instituçoes publicas.
A pergunta  “por que o PLS 288, propõe de retirar o visto de religioso?”
A criação de um protocolo diferente, que não seja uma folha A4 com foto, mas um documento

A participação do seminarista Haitiano Pierre fez uma colocação a respeito da migração haitiana : o Brasil favorece a entrada dos haitianos com um visto humanitário, porem não se preocupa com a acolhida a integração. Se não tivesse os Missionarios /as Scalabriniano, em Manaus , São Paulo e outras cidades a situação seria terrível, os missionários fazem o que estado no faz.
Para lembrar o Estatuto dos Estrangeiros e de Agosto de 1980, e considera o estrangeiro um problema de segurança nacional , já se passaram 33 anos. Por isso se faz necessária uma nova lei norteada pelos direitos humanos


 Pe. Paolo Parisi

Nenhum comentário:

Postar um comentário