quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Migração Suécia concede asilo a todos os sírios que solicitem o estatuto

A Suécia decidiu conceder asilo a todos os sírios que o solicitem, tornando-se no primeiro país da União Europeia (UE) a adoptar esta medida, anunciou hoje a Agência de Migrações sueca

“Todos os sírios que solicitem um pedido de asilo na Suécia vão obter essa autorização”, indicou à agência noticiosa AFP Annie Hornblad, porta-voz da instituição, ao sublinhar que a Suécia é o primeiro país da UE a reavaliar a situação.
“A Agência de migrações tomou agora esta decisão por considerar que a violência na Síria não vai terminar num futuro próximo”, acrescentou.
A decisão é válida até nova ordem, precisou Hornblad.
Até ao momento, a instituição podia conceder um asilo temporário de três anos, após uma avaliação da situação individual dos requisitantes.
A Suécia já concedeu, desde 2012, cerca de 14.700 pedidos de asilo a cidadãos sírios. Cerca de metade obteve autorizações provisórias.
A Agência admite que “uma grande maioria das pessoas provenientes da Síria que hoje possuem uma autorização provisória vão solicitar uma autorização permanente”, referiu a porta-voz.
Os detentores de uma autorização permanente são os únicos a poder solicitar o reagrupamento familiar.
O ministro das Migrações, Tobias Billstrom, congratulou-se com a decisão da Agência e apelou para uma tomada de consciência global.
“Nenhum outro conflito no mundo é hoje tão terrível, sangrento e prolongado como o conflito sírio. Isto deveria fazer refletir muitas personalidades políticas no interior e no exterior da UE, sobre a responsabilidade que temos face aos nossos semelhantes”, afirmou em declarações ao jornal Aftonbladet.
Em 2012, a Suécia recebeu o número mais elevado de pedidos de asilo desde 1992, quando decorria o conflito na ex-Jugoslávia, designadamente com um afluxo de 8.000 sírios.
O Instituto nacional de estatística da Suécia (SCB) recenseou em 2012 perto de 44.000 pedidos por parte de cidadãos de 130 países, mais 48% em comparação com 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário