terça-feira, 17 de setembro de 2013

Consulado do Brasil regulariza situação de estrangeiros durante Mutirão da Cidadania, em Matelândia

A participação do Consulado do Brasil foi um dos destaques do Mutirão da Cidadania - Paraná em Ação, realizado neste sábado (14) e domingo (15), em Matelândia.
Os serviços são importantes, em especial para os municípios que fazem fronteira com o Paraguai e a Argentina. É através dele que é realizada uma série de atendimentos, como, por exemplo, a regularização da situação de filhos de brasileiros nascidos ou registrados no Paraguai, que residem no Brasil, efetuando o translado desta documentação para sua regularização no país atual.
Outros casos atendidos foram de pessoas que não têm condições de ir ao Consulado para resolver suas pendências, por questões financeiras, falta de tempo ou por outras razões, como Silvia Geisel Carvalho. Ela voltou ao Brasil com suas três filhas e queria regularizar os documentos para que elas pudessem estudar e trabalhar. Como era difícil ir até o consulado, ela esperou a oportunidade de fazê-lo no Mutirão da Cidadania.
Segundo a vice-cônsul do Brasil em Cidade de Leste, Fernanda da Silva Marinho Soares, a importância do Mutirão da Cidadania está na agilidade do atendimento.
"Estamos ajudando a refazer o caminho dos pais", explica Ubirajara Schreiber, secretário de Assuntos da Comunidade, que realiza o Mutirão da Cidadania. Segundo o secretário, para os filhos de brasileiros nascidos no Paraguai, por exemplo, é muito importante manter esse vínculo com a pátria mãe.
As ações de opção de nacionalidade, para filhos de pais brasileiros que nasceram no exterior, não têm custo e são feitas com a participação de advogados voluntários. O pretendente deve provar que mora no Brasil e que os seus pais são brasileiros natos.
Essas ações de Matelândia vão tramitar na vara de Foz do Iguaçu e em outras cidades do Paraná, na sede da Justiça Federal. São processos razoavelmente rápidos, explicou o assessor jurídico da secretaria de Relações com a Comunidade, Júlio Cesar Mendes.
 Por  Natalia Souza |  CBN Foz


Nenhum comentário:

Postar um comentário