sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Relações Exteriores aprova acordo com organismo de proteção a migrantes

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou, na quarta-feira, (25/9) a mensagem 386/13 do Poder Executivo, que submete à apreciação do Congresso o texto do acordo entre o governo brasileiro e a OIM (Organização Internacional para as Migrações).
Seguindo o parecer do relator, deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), a comissão converteu a mensagem no PDC (Projeto de Decreto Legislativo) 1295/13, que agora será encaminhado pela mesa para análise por outras comissões temáticas, antes de votado em Plenário.
A OIM tem como objetivos defender a dignidade humana e o bem-estar dos migrantes. Em abril deste ano, por exemplo, o governo federal anunciou parceria com o organismo para consolidar dados das rotas usadas pelos haitianos que entram ilegalmente no País, assim como os riscos a que são submetidos.
Combate ao tráfico de pessoas
O relator afirmou que “estamos fazendo nosso dever de casa, no sentido de darmos a contribuição do Parlamento brasileiro à implementação das normas de Direito Internacional Público, voltadas às migrações e à proteção de direitos básicos dos seres humanos que deixam suas terras e buscam outras paragens, perseguindo seus sonhos e melhores condições de vida. Assim como de coibir as práticas condenáveis do crime organizado no que concerne ao tráfico de pessoas e à prática do trabalho escravo”.
Nelson Pellegrino destacou também a importância da atuação da OIM, “com sua vasta experiência, na elaboração e execução de políticas públicas voltadas à proteção aos migrantes e à garantia dos seus direitos mais básicos, neste momento histórico, em que nosso País passa a receber expressivos contingentes migratórios".
Veja a íntegra da proposta: PDC-1295/2013


Agencia Camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário