terça-feira, 31 de março de 2015

Carteira de Trânsito Vicinal agiliza migração entre Brasil e Argentina

Autoridades brasileiras e argentinas estão trabalhando em conjunto para acertar os últimos detalhes para a emissão e como vai funcionar a Carteira de Trânsito Vicinal Fronteiriço. O documento promete agilizar o trânsito de moradores da região de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, e Puerto Iguazú, na Argentina, entre os dois países.
Os interessados devem procurar o Departamento Nacional de Migrações, na rua Balbino Brañas, 67, em Puerto Iguazú, das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira. É preciso apresentar o original e uma cópia do documento de identidade com foto, um comprovante de residência e uma foto 3x4 com fundo branco. O documento fica pronto em até uma semana e não é cobrada nenhuma taxa para a emissão.
Além de guichês exclusivos na aduana argentina – onde é feito o controle migratório -, os portadores da carteira fronteiriça também terão descontos nos estabelecimentos da cidade vizinha. Por conta da burocracia do processo convencional, em feriados como no fim de ano, Carnaval e Semana Santa, o tempo para cruzar a fronteira pode chegar a até três horas. A estimativa é que este tempo seja reduzido significativamente, apontam as autoridades dos dois países.
Tentativas semelhantes já foram feitas em anos anteriores, porém sem sucesso. Os detalhes da novidade deverão ser novamente discutidos em uma reunião na delegacia da Receita Federal em Foz do Iguaçu no dia 20 de maio. Segundo o delegado-chefe da Polícia Federal, Ricardo Cubas Cesar, caso a procura seja grande, o documento também poderá ser emitido no Brasil.


G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário