quinta-feira, 19 de março de 2015

Livro sobre migração nordestina no século 21 está disponível online


A publicação é uma coletânea de diversos autores da UFRN e outras instituições, que mostra uma melhor compreensão da nova realidade das migrações dos nordestinos de acordo com recentes dados do IBGE.
O professor do Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ricardo Ojima, e o pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco, Wilson Fusco, lançaram recentemente em versão digital, o livro "Migrações Nordestinas no Século 21: um panorama recente".

A publicação é uma coletânea de diversos autores da UFRN e de outras instituições, que mostra uma melhor compreensão da nova realidade das migrações dos nordestinos de acordo com recentes dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo este instituto, na última década começou a haver um movimento de retorno da população às regiões de origem em todo o país. “O Nordeste foi a que apresentou o maior número de migrantes retornando para seus estados. No livro vamos tentar identificar esse fato”, explica o professor Ricardo Ojima.

A maior migração para o Sudeste, especialmente para São Paulo, ocorreu no pós-guerra quando a expansão do desenvolvimento econômico-industrial exigiu integração com outros mercados nacionais. Atualmente, os estados do Nordeste, além de reter população, começaram a receber de volta os que deixaram seus estados rumo ao centro-sul do país.


O livro está disponível para download gratuitamente (integralmente ou por capítulos) no endereço eletrônico: http://blucheropenaccess.com.br/issues/details/6. A versão impressa está prevista para ser publicada no final deste mês, pela Editora Blucher.

UFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário