quarta-feira, 18 de março de 2015

Médico haitiano fala sobre racismo e dificuldade de exercer a profissão

Há oito meses o médico haitiano Guiford Etien chegou a Três Lagoas com a roupa do corpo, um sonho e um diploma. Desgastado por um terremoto que assolou seu país e pelos problemas sociais, textos na internet sobre o Brasil reacenderam a esperança de ter uma vida melhor e sustentar a família. No entanto, o médico relata que enfrenta no munícipio racismo, xenofobia e burocracia para atuar na sua área.

Dr. Etien ficou sabendo do programa do Governo Federal “Mais Médico” quando chegou ao país; no entanto, para atuar como médico no Brasil precisa passar por trâmites exigidos pela legislação. Um deles é que no diploma deve haver um carimbo de revalidação do título acadêmico. Esse trâmite só pode ser feito em Cuba. 

Honório Paes, empresário que auxilia os haitianos em Três Lagoas diz que eles foram a Campo Grande. no Ministério da Saúde do Estado e na UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) para tentar ajudá-lo. No entanto, o Ministério informou que pelo programa “Mais Médicos” ele não poderia atuar. “O Haiti também necessita de médicos; por esse motivo, ele não pode ser incluído no programa. Eu sozinho não tenho condições de levá-lo a Cuba para revalidar o diploma. Mas não desisto, por nós três-lagoenses e por ele, de conseguir uma ajuda para mandá-lo a Cuba”.
Todavia o Dr. Etien foi informado de que se alguma prefeitura mostrar interesse é possível colocá-lo para atuar na área da saúde, como enfermeiro ou outro cargo. “Não tenho documentação necessária para atuar como médico, mas posso em outras áreas. Apenas peço uma oportunidade. Já fui informado de que Três Lagoas necessita de profissionais na área da saúde; só quero ajudar e ter a oportunidade de sustentar minha família”.

Atualmente o Dr. Etien trabalha em um depósito de distribuição de galões de água mineral e gás. 

HISTÓRIA

O doutor conta que se formou em Havana – Cuba - após a diplomação, permaneceu no país por mais quatro anos, mas sem atuar na área, pois segundo ele, a oferta de emprego é muito baixa. Ele chegou a trabalhar seis meses em um hospital; no entanto, só recebeu por um mês. 
Dr. Etien conta que tinha uma quantia em dinheiro e decidiu ir atrás do seu sonho, quando entrou na faculdade: ajudar as pessoas que necessitam. “Chegamos a ir a Republica Dominicana, mas também é um país complicado para nós. Comecei a pesquisar e vi que no Brasil eu poderia ajudar as pessoas com minha profissão e também ser feliz com a minha família. No meu país [Haiti] nunca sabemos que dia iremos comer; nem se acordaremos vivos; por quanto tempo iremos sobreviver”. 

FAMÍLIA

O filho do doutor deve chegar ao Brasil neste domingo (18/05). Quando eles estavam saindo da República Dominicana, o filho não pode vir por não ter todos os documentos necessários. “Nosso filho foi tirado dos nossos braços pela polícia. Era um documento específico junto com o passaporte. Quando fomos nos informar de quais eram necessários ninguém nos falou desse, não correríamos esse risco. Mas o levaram”.

O filho do Dr. Etien ficou com a cunhada no país. Agora, com todos os documentos, ele poderá embarcar. 

Ele diz que a ajuda para comprar as passagens veio de um empresário de Três Lagoas.

RACISMO

Outro motivo que o fez optar pelo Brasil é a ajuda humanitária e militar que o país ofereceu para o Haiti após o terremoto. “Vimos todas aquelas pessoas nos ajudando, nos tratando como humanos. Aquela gentileza toda me deu esperança de que aqui no Brasil poderíamos retribuir o favor”, disse o doutor.

O empresário Paes conta que ele e um grupo de haitianos, incluindo o doutor, já sofreram preconceito e xenofobia na área central de Três Lagoas. “Duas mulheres passaram por nós, nos xingaram (sic) de macacos e cuspiram no chão dizendo que não deveríamos estar aqui, que somos vermes. O que elas não sabiam é que eu sou brasileiro. Eu queria chamar a polícia e denunciá-las, mas eles [haitianos] não deixaram. Disseram-me que estão aqui para trabalhar e não para arrumar problemas”.

Paes ainda conta que foi a Cuiabá-MT para visitar um projeto que ajuda haitianos e revela ter se impressionado com a qualidade do tratamento com os estrangeiros. “Há alojamentos com ótima qualidade; eles são bem tratados. Isso porque a cidade entende que a grande maioria deles oferece ótima mão de obra e o mínimo que se pode oferecer em troca é receber e tratar bem essas pessoas. Às vezes fico decepcionado em ver que na minha cidade eles sofram tanto com preconceito. Eles estão ali para ajudar no crescimento da cidade com mão de obra e com isso terem condições para dar uma boa vida à família. Mas acredito que haverá pessoas que irão dirigir um olhar mais humano para a situação deles”.

DOAÇÕES

Paes ajuda cerca de 20 haitianos que necessitam de roupas, sapatos e alimentos. Para doar, basta comparecer a Rua Alexandre Costa, 201, Interlagos, ou ligar para 9215-2277 ou 9115-7142 e falar com Honório Paes.

Portal de Noticias

Tres Lagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário