quinta-feira, 26 de março de 2015

Documentário brasileiro conta a história esquecida dos refugiados saarauís -



Refugiados há 39 anos no deserto do Saara, no Oeste da África, o povo saarauí é o protagonista do documentário “Quem – Entre Muros e Pontes”, dirigido pelo cineasta brasileiro Cacau Rhoden. Apresentado esta semana em São Paulo, o filme é o retrato de um povo que sobrevive quase que exclusivamente do auxílio de ONGs e organismos internacionais, sem a perspectiva de uma resolução política para a sua situação no curto prazo.

São quase 200 mil refugiados em uma região da África conhecida como Saara Ocidental, ocupada pelo Marrocos desde a saída das tropas colonizadoras da Espanha, em 1976. Desde então, inúmeras guerras e tentativas de resolução política vêm sendo tentadas, sem sucesso.

Duas décadas de guerra entre os saarauís separatistas e as forças militares do Marrocos deixaram heranças superlativas: o estoque estimado de 3 a 7 milhões de minas terrestres e uma muralha de pedras e areia com 3.500 quilômetros, levantada pelo Marrocos na tentativa de manter segregados os saraauís. O muro perde em extensão apenas para a Muralha da China, construída ao longo de séculos de diferentes dinastias. Ultrapassa também tentativas similares de segregação na história contemporânea, como o Muro de Berlim (com 150 metros de extensão) e o da Cisjordânia (com 350 metros).

“Muitos pensam que o importante é doar dinheiro para leite e mantimentos para os refugiados. Muitos países fazem isso como se tivessem um problema de consciência. Mas essa ajuda humanitária não cura. É um calmante. O que cura é uma solução política”, diz o filme.

O documentário, de 20 minutos de duração, está disponível no site do VideoCamp, uma nova plataforma de filmes inspiradores e com potencial de transformação lançado na quarta-feira. Seu acesso é gratuito.


Texto: Adus 

Nenhum comentário:

Postar um comentário