terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Tráfico de jogadores oriundos do Brasil e África

O presidente do Sindicato de jogadores, Joaquim Evangelista, já tinha lançado o alerta para a situação de jovens jogadores alvo de tráfico e abuso, uma situação que o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) estará agora a investigar, segundo noticia hoje o Jornal Expresso.
Serão mais de mil os jovens que são provenientes sobretudo do Brasil mas também de países Africanos, a quem é prometida uma oportunidade de integraremos clubes portugueses da I Liga mas que depois são abandonados à sua sorte.
Os supostos agentes desportivos escolhem os jovens que revelam jeito para a bola e pedem às famílias um pagamento de cinco mil euros para costear a viagem e os primeiros passos no futebol português, a troco de uma garantia de jogarem nos principais clubes ou na segunda divisão.
Os jovens entram em Portugal com visto de turismo ou com isenção de visto, mas sem a assinatura de contratos nunca conseguem a legalização do visto de residência, o que acontece em 90% dos casos.
Segundo o jornal, que cita uma fonte próxima da investigação, os clubes mais pequenos servem como “barrigas de aluguer” para estes jogadores ilegais, ganhando dinheiro se conseguirem transferi-los para clubes de maior dimensão.
Os esquemas utilizados são semelhantes aos das redes de tráfico de imigração de Leste no início deste século.
No âmbito desta investigação o SEF já investigou 104 clubes e 508 jogadores estrangeiros foram identificados pelas autoridades. Destes 203 não tinham habilitações para exercer a atividade desportiva. Mais de 100 jogadores foram notificados pelo SEF no início deste mês para abandonarem o país no prazo de 20 dias.
Três atletas terão sido detidos e 25 clubes da região centro foram multados por não cumprirem as regras.
A Federação Portuguesa de Futebol está a preparar-se para introduzir, em Abril, um regulamento no estatuto de inscrição e transferência de jogadores que obriga à apresentação de documentação que ateste a legalidade da permanência de jogadores estrangeiros em solo português.

SapoDesporto

Nenhum comentário:

Postar um comentário