quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Prefeitura assina convênio que irá beneficiar estrangeiros irregulares

A secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Genilda Sueli Bernardes assinou na tarde de ontem, o termo de cooperação técnica que permite ao município atuar de forma mais efetiva no apoio aos estrangeiros irregulares que tentam entrar no país através do Aeroporto Internacional de Guarulhos. O convênio visa agilizar os pedidos de refúgio e consequentemente reduzir o tempo de espera dos migrantes, que chegam a permanecer por vários meses dentro do terminal.
Com a nova medida, os representantes do município terão acesso ao conector, área restrita da Polícia Federal (PF) onde são mantidos estrangeiros com algum tipo de pendência. “Antes do acordo não podíamos entrar nesta sala. A partir de agora, seremos os mediadores da primeira entrevista com essas pessoas que por muitas vezes têm medo de se abrir com a PF. Temos profissionais capacitados para este trabalho que vai criar um laço de confiança com esses migrantes e evitar o risco de injustiça”, explica Genilda.
“Se trata de uma ação cidadã que visa diminuir a angustia dessas pessoas. Para isso a prefeitura vai nos ajudar a entender quem são essas pessoas, para que a partir daí o Estado possa dar sua resposta. Essa união vai tentar acelerar e agilizar os pedidos de refúgio de quem se encontra em um país estranho”, acrescenta o procurador do Ministério da Justiça, Aurélio Veiga Rios.
O termo de cooperação que tem validade de dois anos vai atender estrangeiros inadmitidos, pessoas que solicitam refúgio, vítimas do tráfico internacional e os que não possuem nacionalidade.
Em 2014, foram registrados 107 estrangeiros em situação irregular, 62% a mais do que no ano anterior, quando 66 refugiados foram acolhidos na cidade.


Guarulhos Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário