sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Migrante um desafio a realização da democracia


Para percorrer os caminhos que fortaleçam o exercício pleno dos direitos dos migrantes   e necessário e articular uma grande rede suprapartidária. Esses caminhos significam o fortalecimento da participação dos migrantes nos processos de decisão sobre politicas sociais .
As metas centrais dessa politica deverão prover e promover  . uma vida  digna para todos , eliminar as varias forma de opressão ,combater o trafico de pessoas e o trabalho escravo . Tudo isso favorece a construção de um mundo sem fronteiras , que respeitem os direitos humanos , promove a integração solidaria . O direito  a migrar se ampara no direito de sobreviver  e o impulso de sobrevivência que move o migrante . Este impulso acaba contagiando o ambiente onde o migrante se insere, o migrante não vem  disputar espaço com as pessoas que ele encontra em sua nova realidade .Ele vem trazer novo impulso com a rica diversidade cultural.

A migração não e  negativa pelo contrario abre uma imensa janela de oportunidades para a sociedade que participam neste processo de intercambio de culturas e conhecimento , de  ampliação e diversificação do mercado laboral e de construção de uma cidadania global que contribuem ao desenvolvimento  da humanidade  . Em estas condições a migração  também se concebe como um reto social e um desafio a realização da democracia , que coloca a capacidade ao outro  a seres humanos diferentes e diversos com os quais pode-se compartir e não competir .


Miguel Ahumada   

Nenhum comentário:

Postar um comentário