quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Refugiados e migrantes vítimas de violência são temas de oficina do Cravi


O padre Paolo Parisi, da Missão Paz, falou sobre vítimas de violência em situação de refúgio e migração em oficina do Cravi  Segundo dados do Conare existem  1,4 milhão de migrantes e mais de sete mil refugiados no Brasil

O Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi), da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, promoveu (30/01) a oficina temática “O migrante e as políticas migratórias”, com a participação do padre Paolo Parise, da Missão Paz, no Fórum Criminal da Barra Funda, onde está localizada a unidade do programa. O encontro contou com a presença de parceiros da rede de atendimento mantida pelo Cravi, que lidam com vítimas de violência.

O padre Paolo Parise está à frente da Paróquia Nossa Senhora da Paz, no Glicério, desde 2010. Nascido no nordeste da Itália, o sacerdote iniciou o trabalho com imigrantes e refugiados em situação de vulnerabilidade em 1984, auxiliando africanos que viviam em seu país. Veio ao Brasil em 1992 para atuar em missões. Em maio de 2014, Parise auxiliou centenas de imigrantes haitianos, que, até hoje, chegam do Acre a São Paulo.

“O mundo da migração e do refúgio é muito parecido com a realidade do Cravi”, comparou o padre. Ele começou sua palestra contando situações que marcaram sua vida nos últimos quatro anos ao lado de vítimas de violência em situação de refúgio ou migração, na Missão Paz:

“Imaginem um rapaz do Congo. Ele escuta tiros em sua casa. Vai à cozinha e encontra seus pais mortos em meio a muito sangue. O grupo armado da República Democrática do Congo o rapta e o violenta durante uma semana. Em certo momento, consegue fugir do cativeiro, encontra um porto, entra em um navio desconhecido sem saber o destino, o importante é fugir,”.

“O jovem chega ao Brasil, em Santos. É levado à uma entidade religiosa e mandado para Missão Paz, em São Paulo. Aí me deparei com o drama desse menino. Ele fala francês e tem nojo de si mesmo, porque foi violentado, suas reações demonstram essa sensação. Ele tem outros dramas, como a perda dos pais e não saber onde estão seus irmãozinhos de oito e dez anos. São três situações complicadas”.


A primeira oficina temática do Cravi abordou a questão "O migrante e as políticas migratórias"  Padre Paolo Parisi apresentou o trabalho realizado pela Missão Paz na oficina do Cravi

“Um dia, esse menino ‘entra em parafuso’. Levamos ao Hospital das Clínicas, onde ele permanece internado por três semanas e meia, ficamos com ele até seu reestabelecimento. Ele volta, aos poucos, com acompanhamento psicológico, começa a se reerguer. Hoje, esse rapaz arrumou emprego, está cursando faculdade e conseguiu trazer os irmãozinhos para o Brasil”.

“O resultado de tudo isso não é só devido a Missão Paz, mas a uma série de atores que ajudaram, como o pessoal do Hospital das Clínicas, os psicólogos, a ONG internacional que procura familiares de vítimas espalhados pelo mundo. Com tudo isso, conseguimos ajeitar a vida desse rapaz”.

Outros dramas foram apresentados pelo padre para ressaltar a importância do atendimento integrado às vítimas de violência. “Parecem fatos irreais, mas são bem reais. Temos várias fases de proteção a essas pessoas para reconstruírem suas vidas”, ressaltou ao narrar outros casos de vítimas de violência em situação de refúgio e migração, para aproximar essa realidade com a das vítimas atendidas pelo Cravi.

“A Organização das Nações Unidas (ONU) calculou que existem 232 milhões de migrantes internacionais no mundo, ou seja, 3,2% da população mundial. No Brasil, há 1,4 milhão de migrantes, ou 1% da população”, explicou. “Os refugiados são 15 milhões no mundo, sendo 7.662 reconhecidos no Brasil”.

O que diferencia migrantes e refugiados, entre outros aspectos, é a motivação. O status de refugio é concedido em casos de perseguição política, religiosa, situação de guerra e risco de morte. Desastres naturais não caracterizam refúgio. Já a migração é motivada, sobretudo, por questões econômicas e empregos.

“Não existe uma política de migração consolidada no Brasil. Às vezes, o imigrante ou refugiado quer ir embora do país, mas não consegue”, contou Paolo Parisi. “Existe uma lista de espera para sair do Brasil, que é grande. O atendimento demora de um a um ano e meio”. Para o padre, existe a necessidade de mudar a legislação, o estatuto do estrangeiro e o estabelecimento de políticas migratórias no país.

Haitianos em São Paulo


O número de haitianos na Missão Paz cresceu após as enchentes no Acre em abril e maio de 2014  Na Missão Paz, a chegada de hatianos aumentou em abril e maio de 2014

“Vocês se lembram da chegada emergencial de haitianos entre abril e maio do ano passado em São Paulo? Nessa época, duas assistentes sociais da Missão Paz, conversavam com um homem, que se apresentava como tio de duas crianças. Deram chocolate às crianças. Em francês, uma das meninas perguntou o que deveria fazer em troca. Havia conotação sexual na pergunta”.

“As assistentes questionaram as crianças. Pressionadas, responderam que estavam acostumadas àquilo e que o homem não era o tio delas. Vejam a complexidade da coisa: as crianças entraram pela fronteira da Brasileia, no Acre, e eu me perguntei: ninguém pediu os documentos? Ainda, viajaram de Rio Branco a São Paulo”. Essas crianças passaram por atendimento psicológico e médico.

Os haitianos que chegam a São Paulo vindos do Acre não são refugiados. “Eles recebem um visto humanitário do Brasil, porém, existe uma longa fila de espera para consegui-lo, o que gera um precedente para a ação de atravessadores, chamados coiotes”, explicou o padre. “Cerca de 80% dos haitianos entram no Brasil de maneira ilegal. Gastam em média US$ 5 mil. Quando já estão no país, a Polícia Federal dá um protocolo de refúgio, o que eles não são”.

A partir de 2008, devido à crise econômica mundial, o Brasil tornou-se um país de destino para imigrantes. Os grandes eventos internacionais, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, consolidaram a projeção do país internacionalmente. Esse fatores unidos ao terremoto que devastou o Haiti, em 2010, aumentaram o fluxo migratório dessa população no Brasil.

“Esse ano, já acolhemos mais de 400 pessoas vindas do Haiti e olha que ainda estamos em janeiro”, contou. “Em abril de 2014, com as enchentes no Acre, o governo daquele estado promoveu a ida dos haitianos da Brasileia para Rio Branco e, em seguida, para São Paulo por meio de custeio de passagem. Até aí não houve problemas, foi uma ação humanitária para aquelas pessoas que não tinham dinheiro”.

“Só que o governo não pensou a chegada dos haitianos a São Paulo. Vários ônibus chegaram na estação Barra Funda e foram encaminhados ao pátio da Missão Paz. Nossa capacidade na Missão era de 110 por dia, esse número subiu para 450. Se o governo promove uma ação de saída, tem que pensar também na chegada, não despejar. Isso continua até hoje. O último ônibus chegou semana passada (29/01)”.

Atualmente, chegam em média de três a quatro ônibus por semana na Missão Paz. “O governo do Acre continua encaminhando haitianos para São Paulo sem articulação, e paga só a passagem, sem alimentação e água. As pessoas chegam a São Paulo desidratadas. Tivemos que levar mulheres ao hospital de forma urgente”, destacou Paolo Parisi. “Isso é falta de visão de política migratória”.

Sobre o Cravi

Criado em julho de 1998, o Cravi oferece apoio psicológico, social e jurídico, de forma gratuita, a vítimas diretas e indiretas de crimes violentos, como homicídio, latrocínio e ameaça. Além da sede em São Paulo, localizada no Fórum Criminal Barra Funda, os municípios de Campinas, Santos, Araçatuba, São Bernardo do Campo, Itaquaquecetuba, Guarulhos e o bairro Capão Redondo, na capital paulista, também possuem unidades do programa.

Fabiana Campos

Assessora de Comunicação

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania


Governo do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário