quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Porque estrangeiros estão ocupando vagas de trabalho no Brasil


O número de estrangeiros que estão abandonando seus países e vindo trabalhar no Brasil – temporário ou permanentemente – vêm subindo nos últimos anos. Segundo o CNI (Conselho Nacional de Imigração), no acumulado de 2011 a 2013, o número de imigrantes no mercado de trabalho formal brasileiro cresceu 50,9%.

A entrada de estrangeiros no mercado de trabalho intensificou-se de 2011 até os dias de hoje devido a uma sequência de fatores, principalmente pelo estímulo do Governo brasileiro à entrada de mão de obra qualificada no país.  O crescimento econômico apresentado pelo país nos últimos 10 anos aumentou a demanda por profissionais altamente qualificados, e o número de brasileiros com as formações necessárias não são suficientes para suprir tal demanda. 

Números 

Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), somente  11 a cada cem brasileiros entre 25 e 64 anos detêm um título de nível superior enquanto  nos países ricos, 31 a cada cem passaram por algum tipo de educação terciária.

Para se citar um exemplo: a expansão do tráfego aéreo do país foi sentida em todas as regiões do país e o número de controladores vôo brasileiros disponível não foi capaz de ocupar todas as vagas que abriram, e precisaram ser preenchidas em caráter de urgência por estrangeiros qualificados na área.

Desta forma, o Governo Federal estudou medidas para a atração de estrangeiros, visando aumentar o número deles atuando no mercado formal de 0,3% para 3% dos trabalhadores.  O Governo, que colocou o plano em prática a partir de 2012, criou projetos de atração de mão de obra qualificada, vem facilitando a obtenção de vistos e reduzindo cargas tributárias para os profissionais qualificados que tenham intenção de trabalhar no país.

Não seria melhor qualificar os brasileiros?

Sim, não há nenhuma dúvida quanto a isso e o ex-ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Moreira Franco, que liderou o projeto de atração de estrangeiros reconhece que a educação dos brasileiros seria a melhor ferramenta para o país alcançar o desenvolvimento necessário e sustentar um crescimento contínuo. No entanto, é um caminho longo.

FIQUE DE OLHO:

Alguns cargos públicos estão sendo ocupados por estrangeiros. Veja algumas opções de concursos públicos para concorrer em 2015.
O número de brasileiros que se tornaram capacitados é muito pequeno frente a alta  e urgente demanda por profissionais qualificados.

Segundo o ex-ministro, o investimento na educação de nível superior e técnico está sendo feito e é prioridade, mas o país não pode ficar à espera da capacitação desses profissionais, é preciso crescer e aproveitar as condições favoráveis do mercado externo em relação ao Brasil.

Por que os estrangeiros querem vir trabalhar no Brasil?

Além das facilidades que o governo está oferecendo na entrada de mão de obra qualificada, o cenário de emprego no mercado internacional está afetado pela crise financeira. O Brasil, que costumava receber muitos imigrantes vindos dos vizinhos da América Latina – em sua maior parte com pouca instrução e formação – agora vem atraindo profissionais da América do Norte e da

Europa, com no mínimo ensino superior, que devido à crise não têm encontrado trabalho em seu país de origem.  A crise derrubou o volume de negócios nos países ricos e havia muitos trabalhadores com mestrado, doutorado e experiência sem emprego, o Brasil aproveitou esse período para incentivar esses profissionais a vir para cá e ajudar a crescer nossa economia enquanto a educação no Brasil caminha a passos lentos para uma melhor qualificação.

Quais as áreas que mais atraem profissionais estrangeiros?

As áreas mais carentes de profissionais qualificados e que têm recorrida a trabalhadores estrangeiros são:

1- Engenharia

2- Tecnologia

3- Análise de sistemas

4- Petróleo e Gás

5- Saúde

6- Construção Civil

Os profissionais estrangeiros costumam ocupar os cargos de gerência e consultoria, e a maioria desses profissionais conseguem visto temporário. Em 2012, foram concedidos 73.022 vistos de trabalhos a estrangeiros, sendo que 64.682 foram temporários (com duração de 6 meses a dois anos) e 8.340 foram vistos permanentes.

Quais as nacionalidades mais comuns?

Segundo o anuário divulgado pelo CNI, as nacionalidades que mais conseguem visto de trabalho no Brasil são de haitianos ( om 14.579 vistos concedidos em 2013)  e portugueses ( com 12.572 vistos concedidos em 2013).

Os haitianos não entram na categoria de profissionais atraídos pela qualificação profissional, e sim de refugiados. Então, os profissionais qualificados que tem vindo em grande número para o país são em sua maior parte: americanos e portugueses, seguido pelos sul americanos e em seguida pelos asiáticos.

Ekonomista


Nenhum comentário:

Postar um comentário