terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Milhares de audiências de imigração são adiadas para 2019


Milhares de imigrantes tentando se legalizar nos Estados Unidos através do sistema de cortes de imigração tiveram suas audiências adiadas e estão sendo informados que poderá demorar até 2019 ou mais para que tenham seus futuros resolvidos. As informações são da “Associated Press”.

Alguns advogados de imigração temem que os atrasos poderão colocar seus clientes em risco de deportação e seus processos poderão perder o sentido, com o desaparecimento de testemunha e quando crianças dependentes tornarem-se adultas.

O aumento de cancelamentos começou no verão passado, depois que o Departamento de Justiça priorizou o processamento de casos de jovens imigrantes da América Central.

Advogados de imigração em cidades que absorveram grande quantidade desses casos, incluindo Nova York, San Antonio, Los Angeles e Denver, dizem que tiveram audiências canceladas com pouco aviso prévio e sem novas datas. Permissões de trabalho, green cards, pedidos de asilo e reunião de famílias estão em espera.

Um advogado de imigração em Denver, David Simmons, disse que nunca viu tamanha espera em 30 anos de prática. “É como se não tivéssemos corte”.

Um dos clientes de Simmons, Maximiano Vazquez-Guevara, de 34 anos, recentemente ganhou uma apelação para conseguir o green card, mas seu caso ainda precisa de mais uma audiência em frente ao juiz e seu caso foi tirado da agenda.
Antes de julho, somente imigrantes em detenção eram considerados uma prioridade para as cortes. Sob a nova política, menores desacompanhados e famílias enfrentando deportação também tem prioridade, independente se estão ou não detidos.

O Executive Office for Immigration Review, corpo do Departamento de Justiça que verifica as cortes de imigração do país, não pode dizer quantas audiências foram canceladas. Mas afirma que mais de 415 mil imigrantes que não estão em detenção têm seus casos pendentes.

Audiências estão sendo remarcadas para 29 de novembro de 2019, de acordo com Lauren Alder Reid, do conselho de legislação e questões públicas do EOIR. A maioria, no entanto, poderá receber outras datas – que podem ser antes ou depois do final de 2019.

No verão passado, cortes de imigração em Denver já tinham dois juízes a menos porque haviam se aposentado.

Dois dos três juízes de imigração em Denver estão realizando audiências, via videoconferência, de um novo centro de detenção no sul do Texas. O terceiro está ouvindo casos de jovens imigrantes que atravessaram a fronteira desacompanhados e estão ficando com familiares.

David Martin, um professor de direito da Universidade da Virgínia que trabalhou para dois presidentes democratas, criticou o Congresso e a administração Obama por não financiar a contratação de novos juízes de imigração.

“Há fundos para mais investigadores, para mais espaço de detenção, mais patrulha na fronteira, dos quais quase todos criarão mais casos para as cortes”, disse ele. “Você está colocando muito mais pessoas no sistema. Isso criará um afunilamento a não ser que você aumente o número de juízes do sistema”.

San Antonio, que assim como Denver tem muitos casos de menores desacompanhados, também tem visto o cancelamento de todas as audiências de não detentos, que não são considerados prioridade.


Lance Curtright, um advogado de San Antonio, disse que centenas de casos tiveram audiências canceladas. Em Nova York, audiências também foram canceladas no escritório do advogado Bryan Johnson-Xenitelis.

As informações são da “Associated Press”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário