quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

30ª MISSÃO VALE JEQUITINHONHA


Está sendo realizado a 30ª Missão do Migrante no Município de Araçuaí, nordeste de  Minas Gerais. As atividades iniciaram nos dias 23 de Janeiro com a chegada de mais de 70 Missionários de diversas localidades e nacionalidades, entre eles Padres, Freiras, leigas (os), Brasileiros, Mexicanos, Indonésios e Haitianos.
No dia 24 de janeiro deu-se inicio a caminhada da Missão com os momentos de formações e celebrações pelo Bispo de Diocese de Araçuaí Dom Marcelo e o Pe. José Carlos.
Segundo os organizadores da Missão, foi o momento em que os missionários se apresentaram e relataram suas experiências de missões anteriores, “o histórico e a contextualização da realidade da migração no Vale do Jequitinhonha foi um ponto de pauta fortemente debatido nesse primeiro momento”, relata a organização.
Logo em seguida os missionários se dividiram por comunidades para dar inicio a aos trabalhos.
A Missão ajuda a desabrochar a autoestima dos migrantes e suas famílias, provocando-os a organizar e fortalecer suas comunidades, a despertar sua consciência crítica sobre o sistema que os oprime, a resistir contra a violação de seus direitos, a fortalecer suas culturas e religiosidade, sua identidade, a buscar alternativas de trabalho e vida digna, por um lado, e por outro, viabilizado o surgimento e multiplicação de novas lideranças comunitárias entre os trabalhadores e suas famílias.
Giovana Jardim Prates
Comunicadora Cáritas Diocesana de Araçuaí/ASA


Nenhum comentário:

Postar um comentário