segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Abrigo de haitianos está superlotado e sem condições de higiene no AC

Maioria entra no Brasil pelo AC e aguarda transporte para outros estados.
Empresa encarregada suspendeu o serviço por falta de pagamento.


Desde 2010, quando um terremoto devastou o Haiti, o Brasil vem recebendo muitos imigrantes do país caribenho. A maioria acaba entrando pelo Acre e fica à espera de transporte para outros estados, só que a empresa encarregada de levar os haitianos suspendeu o serviço por falta de pagamento. Com isso, o abrigo em que eles vivem está superlotado e as condições de higiene são precárias.
Nos últimos dias, o número de imigrantes abrigados em Rio Branco tem aumentado. Hoje já são mais de 900 pessoas, mas o motivo não é que eles estão chegando com mais frequência e, sim, o fato de não conseguirem sair do local.
“Nós estamos com um débito de R$ 1,7 milhão com a empresa de transporte e como não temos dinheiro para fazer esse pagamento, nem nós, nem o Governo Federal está fazendo o repasse no presente momento, a dívida acumula”, diz Nilson Mourão, secretário de Direitos Humanos do Acre.
O resultado disso é uma superlotação nos abrigos. Em um deles, que os imigrantes utilizam para dormir, durante à noite, os colchões ficam todos esticados, mas durante o dia, por falta de espaço, há necessidade de dobrar tudo para facilitar a circulação no local.
Em outros pontos do abrigo, a situação é ainda pior. Sem estrutura ou espaços adequados, muitos acabam fazendo as necessidades nos próprios corredores, em áreas comuns.
Para o secretário de Direitos Humanos do Acre, só existe uma solução para o problema. “Seria a parte da política migratória. Na medida em que o governo trabalha com a visão de fronteira aberta para o ingresso de imigrantes regulares, nós pedimos o repasse dessa ação para que eles assumam a gestão dos abrigos”, diz.


G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário