sábado, 31 de janeiro de 2015

Araçuaí sedia 30ª Missão do Migrante


Mais de 70 missionários  participam da 30ª Missão do Migrante Araçuaí, nordeste de Minas Gerais. As atividades iniciaram no dia 23,  com a chegada de missionários de diversas localidades e nacionalidades, entre eles religiosos e religiosas do Brasil, México, Indonésia e Haiti.  Brasileiros, Mexicanos, Indonésios e Haitianos.
Já no dia 24 foi realizada uma caminhada pelas ruas de Araçuai com  momentos de formações e celebração pelo Bispo de Diocese de Araçuaí, Dom Marcelo  com o auxílio do padre José Carlos.
Segundo os organizadores  do encontro, o evento foi um grande momento em que os missionários se apresentaram e relataram suas experiências de missões anteriores, sendo que o histórico e a contextualização da realidade da migração no Vale do Jequitinhonha foi um ponto de pauta fortemente debatido.

A Missão ajuda a desabrochar a autoestima dos migrantes e suas famílias, provocando-os a organizar e fortalecer suas comunidades, a despertar sua consciência crítica sobre o sistema que os oprime. A Missão também tem como propósito resistir contra a violação de direitos, a fortalecer suas culturas e religiosidade, sua identidade, a buscar alternativas de trabalho e vida digna, por um lado, e por outro, viabilizado o surgimento e multiplicação de novas lideranças comunitárias entre os trabalhadores e suas famílias.

 Missionários e missionarias retornam das comunidades rurais e se reúnem no Centro Diocesano de Araçuaí para discutir como foram os trabalhos de visitas, encontros e celebrações junto às ,famílias beneficiadas pela 30° Missão dos Migrantes.
Celebrar com o povo, ajuda a desabrochar a autoestima dos migrantes e suas famílias, provocando-os a organizar e fortalecer suas comunidades é um objetivo da Missão, além de despertar sua consciência crítica sobre o sistema que os oprime, e a resistir contra a violação de seus direitos, fortalecendo suas culturas e religiosidade, sua identidade, e buscando alternativas de trabalho e vida digna.
Ontem dia  dia 30-01, no Centro Diocesano, foi realizado o lançamento da Campanha de Combate ao Trabalho Escravo, e apresentações culturais.
Hoje 31-01 as atividades iniciaram a partir das 08h00min da manha com o Seminário” Migração e Trabalho Escravo: Protagonistas e Alternativas”. Atividades abertas ao publico em geral. 
A Missão será concluída as 17:00 com o fechamento do Seminário.


Fotos: Celebração na comunidade Córrego Narcisso, e Missionários retornando da comunidade João Alves.

Por: Giovana Jardim Prates


Cáritas Diocesana de Araçuai

Nenhum comentário:

Postar um comentário