quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Direito de voto não é a única batalha na integração dos estrangeiros

O Comité de Ligação das Associações de Estrangeiros (CLAE) reiterou na terça-feira o apoio à concessão do direito de voto nas legislativas aos não-luxemburgueses, uma questão que vai ser referendada em Junho, mas recorda que há outros problemas na integração dos estrangeiros.    
Sublinhando que a atribuição aos estrangeiros do direito de voto nas legislativas permitiria "reafirmar a legitimidade do sistema de representatividade" e "o princípio de igualdade" dos cidadãos, o CLAE diz esperar que o referendo "não oculte as questões relacionadas com a igualdade social".
"Continuaremos, enquanto plataforma de associações da imigração, a militar para que todas as questões relacionadas com o acolhimento [dos imigrantes] e as desigualdades sócio-económicas possam encontrar resposta por parte da sociedade e do mundo político", diz a associação em comunicado enviado na terça-feira.
Na nota, o CLAE apoia ainda as condições estabelecidas no referendo para a atribuição do direito de voto aos estrangeiros, que incluem dez anos de residência no Luxemburgo e a participação prévia em eleições comunais ou europeias.
O programa do Governo luxemburguês prevê a realização de um referendo sobre a concessão do direito de voto aos estrangeiros nas eleições legislativas, agendado para 7 de Junho deste ano.
A consulta popular, aberta apenas aos luxemburgueses, inclui ainda uma questão sobre o direito de voto para os jovens com mais de 16 anos e outra sobre a limitação de mandatos do Governo a dez anos.

 Contacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário