domingo, 22 de janeiro de 2012

Emigrantes 'não são números', Bento XVI



O Papa Bento XVI disse que os emigrantes «não são números», são pessoas que procuram um lugar onde viver em paz e que são os protagonistas do anúncio do evangelho no mundo contemporâneo.
Perante os milhares de pessoas que assistiram ao angelus dominical, na Praça de São Pedro, o papa recordou no 98.º Dia Mundial do Emigrante e Refugiado.
«Milhões de pessoas vêm-se implicadas no fenómeno da migração, mas elas não são números, são homens e mulheres, crianças, jovens e idosos que procuram por um lugar onde viver em paz», disse.
Bento XVI sublinhou que os emigrantes «não são apenas destinatários, são também protagonistas do anúncio do Evangelho no mundo contemporâneo».
Na sua mensagem, o papa defendeu que os Estados têm o dever de acolher e respeitar a dignidade humana e os direitos dos refugiados, «superando os medos e evitando formas de discriminação».
Mesmo assim, assegurou que o fenómeno migratório é também uma «oportunidade» para o anúncio do Evangelho no mundo actual e que a Igreja tem de arranjar os modos adequados para que essas pessoas possam encontrar Cristo.
O Papa ressalvou que, num mundo em que desaparecem as fronteiras, as migrações em busca de melhores condições de vida ou para escapar a perseguições, guerras, violência, fome e catástrofes naturais produziram «uma mescla de pessoas e de povos sem precedentes», com novos problemas, não só do ponto de vista humano, mas também ético, religioso e espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário