O Governo brasileiro está a preparar uma nova lei para facilitar a concessão de vistos a profissionais estrangeiros altamente qualificados, disse hoje o coordenador do grupo de trabalho que está a preparar a legislação.
O objectivo é propor um processo de imigração selectiva para incentivar a "fuga de cérebros" de países europeus, onde a crise empurrou os profissionais com estudos superiores para o desemprego.
Ricardo Paes de Barros ressalvou que se está a definir quais os limites à concessão dos vistos.
"É preciso definir até onde irá a nossa generosidade. Como vamos contribuir para aliviar a pobreza do mundo e absorver essas pessoas. A solidariedade tem de ter um limite e caber dentro das possibilidades do Brasil", disse o coordenador do jornal brasileiro "O Globo".
O Brasil tem registado nos últimos tempos um aumento do fluxo migratório.
Entre Janeiro e Setembro de 2011, o Ministério do Trabalho concedeu 51.353 autorizações a estrangeiros, um número que representa um aumento de 32,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A falta de mão-de-obra altamente qualificada é uma das maiores deficiências da economia brasileira e afecta 69% das fábricas, segundo um estudo elaborado recentemente pela Confederação Nacional da Industria.
Não obstante, o Governo brasileiro pretende introduzir mais restrições à concessão de vistos para os trabalhadores sem qualificação de países pobres, como por exemplo o Haiti, disse Paes de Barros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário