domingo, 15 de janeiro de 2012

Dia Mundial do Migrante e do Refugiado



Hoje dia 15 de janeiro, a Igreja celebra o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado. O tema da mensagem do Papa Bento XVI deste ano é "Migrações e Nova Evangelização".

Na mensagem, o Papa quer sensibilizar sobre a situação desumana em que vivem em todo o mundo milhares de pessoas, migrantes e refugiadas, tendo seus direitos e dignidade humana desrespeitados.

"A hora presente chama a Igreja a realizar uma nova evangelização, inclusive no vasto e complexo fenômeno da mobilidade humana, intensificando a ação missionária tanto nas regiões de primeiro anúncio, como nos países de tradição cristã", escreve o Santo Padre.

A Sala Marconi, na Rádio Vaticano, acolheu na terça-feira a coletiva de imprensa para a apresentação deste Dia.

Estavam presentes o Presidente da Comissão Episcopal para as Migrações da Conferência Episcopal Italiana, Dom Bruno Schettino, e o Diretor-Geral da Fundação Migrantes (da CEI), Mons. Giancarlo Perego.

Mons. Perego ilustrou o fenômeno migratório na Europa, com estatísticas e dados atualizados, e como esta migração transforma inclusive o catolicismo. Os brasileiros constam na nona posição como fiéis que incrementam o número de católicos na Itália.

Ainda sobre o Brasil, Mons. Perego anunciou que a Fundação Migrantes já está se organizando em vista da Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro, em 2013 – ocasião, segundo ele, importante para a pastoral das migrações, pois no nosso país existem inúmeros jovens com descendência italiana.

Mons. Perego anunciou que a Fundação organizará, por ocasião da JMJ, um encontro seja com os migrantes brasileiros na Itália, seja com os jovens de origem italiana no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário