Hoje dia 15 de janeiro, a Igreja celebra o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado. O tema da mensagem do Papa Bento XVI deste ano é "Migrações e Nova Evangelização".
Na mensagem, o Papa quer sensibilizar sobre a situação desumana em que vivem em todo o mundo milhares de pessoas, migrantes e refugiadas, tendo seus direitos e dignidade humana desrespeitados.
"A hora presente chama a Igreja a realizar uma nova evangelização, inclusive no vasto e complexo fenômeno da mobilidade humana, intensificando a ação missionária tanto nas regiões de primeiro anúncio, como nos países de tradição cristã", escreve o Santo Padre.
A Sala Marconi, na Rádio Vaticano, acolheu na terça-feira a coletiva de imprensa para a apresentação deste Dia.
Estavam presentes o Presidente da Comissão Episcopal para as Migrações da Conferência Episcopal Italiana, Dom Bruno Schettino, e o Diretor-Geral da Fundação Migrantes (da CEI), Mons. Giancarlo Perego.
Mons. Perego ilustrou o fenômeno migratório na Europa, com estatísticas e dados atualizados, e como esta migração transforma inclusive o catolicismo. Os brasileiros constam na nona posição como fiéis que incrementam o número de católicos na Itália.
Ainda sobre o Brasil, Mons. Perego anunciou que a Fundação Migrantes já está se organizando em vista da Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro, em 2013 – ocasião, segundo ele, importante para a pastoral das migrações, pois no nosso país existem inúmeros jovens com descendência italiana.
Mons. Perego anunciou que a Fundação organizará, por ocasião da JMJ, um encontro seja com os migrantes brasileiros na Itália, seja com os jovens de origem italiana no Brasil.
domingo, 15 de janeiro de 2012
Dia Mundial do Migrante e do Refugiado
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário