sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Emigração e desenvolvimento entre África e Europa



Dakar - Uma conferência sobre a emigração e o desenvolvimento foi realizada ontem (24) na presença de ministros africanos e europeus, para adoptar uma estratégia comum de gestão do fenómeno migratório, segundo a AFP.

"A migração mantém-se uma realidade cada vez mais presente nos relatórios entre a África e a Europa que permanece um destino maior do movimento migratório africano", constatou o ministro senegalês dos Negócios Estrangeiros, Madické Niang, na abertura dos trabalhos.

A conferência de Dakar, precedida terça-feira por uma reunião de peritos, realiza-se após as de Rabat e a de Paris em 2008.

Visa "relançar e dar um novo fôlego ao processo euro africano em matéria de migração e de desenvolvimento solidário", declarou à AFP a secretária de Estado francesa encarregueda Juventude e da Vida Associativa, Jeannette Bougrab.

"É importante que os dispositivos existem para melhorar a educação e a formação dos jovens nos países africanos. Não fazem que os talentos da África sejam pilhados. A África tem um jogo que é a juventude, a África é o futuro", afirmou.

No seu discurso na conferência, Bougrab apelou a organizar a imigração legal, lutar contra a imigração irregular e promover o dsenvolvimento solidário.

Esta reunião deve avaliar o programa de cooperação trienal (2008-2011) assinado em Paris pelos países membros do processo euro africana, disse em Rabat, em referência a primeira conferência organizada na capital marroquina.

Ela deve, segundo os organizadores, a levar uma nova estratégia, dito do Dakar, que fixará as prioridades do diálogo sobre a migração entre os países parceiros para o período 2012/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário