domingo, 6 de novembro de 2011

Imigrantes ilegais foram repatriados


No âmbito de uma micro-operação de contingência, realizada durante o fim-de-semana, 264 estrangeiros foram repatriados pela Polícia Nacional na Lunda-Norte, informou, esta segunda-feira, no Dundo, o intendente Leonardo Bernardo.
De acordo com o porta-voz da corporação na Lunda-Norte, entre os estrangeiros repatriados 260 são da República Democrática do Congo, dois malianos e outros dois da Guiné-Conacri.
O intendente realçou que a imigração ilegal está a preocupar as autoridades policiais e adiantou que, apesar do esforço que tem sido empreendido para manter as fronteiras invioláveis, a grande extensão da fronteira com a República Democrática do Congo permite a infiltração de clandestinos.
O oficial da Polícia Nacional na Lunda-Norte defendeu que, apesar dos constrangimentos com que a corporação se depara, já se observa uma diminuição dos números referentes à entrada de estrangeiros ilegais no território nacional. O intendente apontou o sul da província, sobretudo a localidade do Túnguila, no município do Cuango, como a mais preocupante. Para reverter a situação, disse, foram criadas duas unidades da Polícia de Guarda Fronteira para manter a segurança e evitar a violação da fronteira naquele local.
Leonardo Bernardo disse que a operação policial foi extensiva ao combate ao tráfico ilícito de diamantes, tendo resultado na detenção de 25 indivíduos e a apreensão de vários meios de exploração de diamantes, com destaque para dragas, 12 pás, 18 litros de gasóleo e quatro cordas sintéticas.
O intendente sublinhou que, em função da dinâmica da situação operativa, a Polícia Nacional “vai continuar a realizar os serviços de prevenção, no sentido de estabilizar a situação da criminalidade, imigração ilegal e da sinistralidade rodoviária”.
Leonardo Bernardo explicou que, dado o aumento gradual dos acidentes de viação na província, sobretudo com motociclos, “houve necessidade de realizar acções preventivas para manter estável a situação, tendo em conta a proximidade do fim do ano”.

Fruto dessa operação, revelou, foram apreendidas 252 motorizadas de diversas marcas e cilindrada, cinco viaturas, três verbetes e duas cartas de condução. Foram também detectadas 153 infracções diversas, que resultaram no pagamento de multas no valor de 203 mil kwanzas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário