terça-feira, 8 de novembro de 2011

Chefe do ACNUR pede ações contra tráfico de seres humanos



O Alto Comissário para Refugiados, António Guterres, pediu um esforço internacional para combater o tráfico de seres humanos.
“A comunidade internacional precisa reprimir os criminosos que cometem esses crimes e oferecer proteção às vítimas”, disse ele em Nova York, na semana passada. Muitos refugiados são vulneráveis ao tráfico de seres humanos.
Guterres fez essas observações após assinar um memorando de entendimento sobre cooperação entre o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). O memorando, o primeiro do tipo entre as duas agências, visa combater o tráfico humano e contrabando de pessoas.
“Como temos visto frequentemente com o tráfico de pessoas e contrabando de migrantes, os criminosos atacam os mais vulneráveis da sociedade. Refugiados em busca de uma vida melhor podem se tornar vítimas desses criminosos, e é importante oferecermos uma ajuda coordenada para aqueles que mais necessitam”, disse o Diretor Executivo da UNODC, Yury Fedotov, durante a cerimônia de assinatura.
O memorando prevê a crescente troca de informação entre as duas organizações e a criação, sempre que necessário, de mecanismos de coordenação apropriados para cada país e em áreas de interesse comum, tais como garantias de proteção em relação à gestão das fronteiras. O compartilhamento de informações ajudaria a identificar áreas para cooperação operacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário