terça-feira, 29 de setembro de 2015

Mais de 19 mil crianças refugiadas chegam todos os meses à Europa, alerta UNICEF

Refugiados aguardam embarque para centro de registro policial, na Hungria. Foto: ACNUR / M. Henley


A agência das Nações Unidas precisa de 14 milhões para prestar assistência a meninos e meninas provenientes da Síria, Iraque e Afeganistão.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) anunciou, nesta sexta-feira (25), que precisa de 14 milhões para atender às necessidades de crianças imigrantes e refugiadas que conseguiram chegar à Europa depois de fugir de países devastados pela guerra, como a Síria, o Iraque e o Afeganistão.

De acordo com a agência das Nações Unidas, houve um crescimento de 80% no número de crianças que chegam ao continente europeu. Estimativas indicam que cerca de 19 mil entram na Europa a cada mês. Segundo dados do Eurostat, entre janeiro e julho de 2015, 133 mil jovens buscaram asilo no território.

“Com tantas crianças se deslocando e com o inverno se aproximando na Europa, nossa prioridade tem que ser cuidar delas agora”, afirmou a coordenadora especial do UNICEF para a crise de refugiados na Europa, Marie-Pierre Poirier. A agência tem estabelecido parcerias com os governos de países europeus para prover assistência médica, alimentação e abrigo.

O UNICEF destacou que, mesmo com o agravamento da situação dos refugiados na Europa, a conjuntura na Síria permanece bem mais grave. No país, 7 milhões de crianças precisam de assistência humanitária. O programa de apoio da agência da ONU carece de uma verba de cerca de 500 milhões para dar continuidade às suas atividades.


Unicef

Nenhum comentário:

Postar um comentário