segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Imigrantes e refugiados oferecem cursos em SP

Boa parte das pessoas conhece a situação dos imigrantes e refugiados que saem de seus países para morar em outros por desejo ou necessidade. Porém, poucos têm contato direto com eles e suas culturas. Foi pensando nisso que o jornalista brasileiro Rodrigo Borges Delfim e o empreendedor argentino Jonatan Berezovsky resolveram criar a Migraflix.
A ideia é promover um intercâmbio social entre brasileiros e estrangeiros por meio de cursos e workshops ministrados por imigrantes. Para eles, o mais importante é derrubar os estereótipos que ainda permanecem em relação a essas pessoas e promover um aprendizado.
Delfim fala ao R7 sobre a importância de promover esse intercâmbio de culturas para que os brasileiros vejam a bagagem cultural que esses imigrantes e refugiados têm.
— A ideia é aproximar brasileiros e imigrantes, quebrar os estereótipos e gerar renda para eles.
Para que eles tenham essa renda extra, é cobrado R$ 90 por cada curso. Desse valor, 80% do é revertido diretamente para o imigrante ou refugiado. Os cursos começam neste domingo (20). Todas as informações para quem quiser se inscrever estão no site www.migraflix.com.br.
Até o momento, já foram agendados três cursos. O primeiro será com a chef marroquina Bouteina Sakhi, que vai ensinar receitas. O segundo será com o engenheiro Talal Al-Tinawi, que também vai ensinar algumas receitas típicas. O terceiro será sobre literatura argentina e ministrado pela professora Maria Lujan Tubio.
— São 10 vagas para cada workshop, para ser uma coisa mais intimista. Mas conforme a gente notar a demanda, podemos expandir.
Delfim diz que “é importante ver o quanto podemos aprender com a questão da imigração” e que a mensagem de inclusão entre as pessoas “é fundamental” para evitar o preconceito e a xenofobia.
— Uma das mensagens é que é possível ter uma geração de renda a partir do conhecimento de cada um.
 R7


Nenhum comentário:

Postar um comentário