segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Secretário geral da CNBB pede garantia aos direitos dos migrantes

Questões relacionadas à realidade dos migrantes e refugiados no país foram tratadas em reunião, na sexta-feira, 14 de agosto, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da Conferência, dom Leonardo Steiner, reuniu-se com o secretário nacional de Justiça e presidente do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare),  Beto Vasconcelos e  com a diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), irmã Rosita Milesi, e secretária executiva do Setor Mobilidade Humana da CNBB, irmã Claudina Scapini.

Entre os assuntos debatidos, foi apontada a necessidade de avanços em políticas públicas, ações e iniciativas de recepção, tendo em vista a acolhida e inserção dessas pessoas na vida em sociedade. Foram destacadas outras urgências, como maior intervenção do Governo Federal na proteção dos direitos dos migrantes que chegam pela região norte do país.

As lideranças falaram, ainda, sobre a aprovação de uma nova Lei de Migrações, que assegure os direitos humanos e atenda às necessidades atuais da realidade migratória, cada vez mais presente no Brasil. 
Durante a reunião, dom Leonardo apontou a ausência de políticas públicas voltadas à população migrante e refugiada. Para o bispo, falta tratamento equitativo e justo, em favor dos mais necessitados e em situação de vulnerabilidade. “É uma questão essencial para tratarmos com dignidade e no devido respeito à condição de seres humanos, criados à imagem de Deus, como todos os seres humanos”, pontou dom Leonardo.
Foram sugeridas, ainda, pelos representantes do Conare e do IMDH, a promoção de campanhas de sensibilização e compreensão do fenômeno migratório, com o apoio da CNBB. 
Dom Leonardo assinalou a presença da Igreja no acompanhamento e assistência aos migrantes e refugiados. Disse que a Conferência dos Bispos continuará colaborando com as diversas iniciativas da sociedade em defesa dos direitos dos menos favorecidos.

Fotos: CNBB com informações e fotos do IMDH.


Nenhum comentário:

Postar um comentário