terça-feira, 4 de agosto de 2015

Estrangeiros que têm Cartão SUS em Foz do Iguaçu são fiscalizados

O departamento de Imigração da Polícia Federal (PF) e auditores da Secretaria Municipal da Saúde de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, checaram endereços de estrangeiros que moram na cidade e que têm o Cartão Nacional de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). A fiscalização foi na manhã de segunda-feira (3).

O pedido de fiscalização foi feito pelo Poder Executivo com a intenção de averiguar os endereços de estrangeiros que alegam viver no Brasil, e por isso ganham o direito ao benefício. O município tem quase 300 mil habitantes, mas já emitiu 800 mil Cartões SUS.
A Secretaria Municipal da Saúde estima que gasta por mês R$ 3,5 milhões com o atendimento de paraguaios e de outros estrangeiros que não tem direito ao benefício. Só com hemodiálise, são R$ 100 mil mensais.

Os policiais e auditores foram até uma comunidade religiosa, no Bairro Porto Meira, onde moram cerca de 90 pessoas, sendo que muitos são paraguaios. Segundo a Prefeitura de Foz do Iguaçu, vários cartões foram solicitados para aquele endereço. A PF pediu uma relação de todas as pessoas que vivem no local para verificar se a situação dos estrangeiros é legal. Casas na região central da cidade também foram visitadas com o intuito de confirmar a documentação dos estrangeiros.

Os estrangeiros que estiverem em condições legais vão continuar com o benefício, entretando os que não estão, terão o cartão cancelado e não receberão mais atendimento médico, conforme o secretário municipal da Saúde, Charlles Bortolo.
As visitas vão continuar sendo feitas para que a documentação dos estrageiros seja comprovada. O Poder Executivo também pediu auxílio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) para investigar a formação de quadrilha do Cartão SUS.


Globo online

Nenhum comentário:

Postar um comentário