segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Merkel mais preocupada com refugiados do que com a Grécia

Mais do que a crise da Grécia ou da moeda única, a chanceler alemã Angela Merkel considera que a questão dos refugiados é uma das maiores preocupações que a Europa tem de enfrentar atualmente

Numa entrevista à televisão pública alemã ZDF, no domingo, Angela Merkel considerou a situação dos refugiados como "extremamente insatisfatória", defendeu uma política europeia comum de asilo e a necessidade de se avaliarem as situações dos países em guerra de onde parte a grande maioria dos migrantes.
A chanceler alemã diz mesmo que a crise dos refugiados e as guerras nas regiões vizinhas são temas que "nos vão ocupar muito mais do que a questão da Grécia e da estabilidade do euro".
A ONU já alertou para o caos que está a ser vivido nas ilhas gregas com a vaga de migrantes e, no final da semana passada, o comissario europeu das migrações disse que a Europa não está a saber tratar daquela que é a pior crise de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial.
Nesta entrevista, Merkel falou ainda pela primeira vez do desfecho do acordo sobre o terceiro resgate à Grécia. Sobre o sucesso do resgate mostrou-se cautelosa, dizendo não existirem certezas sobre se vai funcionar, mas admitindo "haver esperança".

Sobre a participação futura do FMI, a chanceler alemã afirmou que não duvida que as metas definidas na primeira avaliação à Grécia em outubro se vão tornar realidade. Sobre as negociações com a Grécia, disse ter recebido muito apoio, especialmente da Irlanda e de Portugal.
TSFNOTICIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário