segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Bolivianos no Memorial da América Latina

A comunidade boliviana em São Paulo ocuparam neste fim de semana (dias 8 e 9) a Praça do Memorial da América Latina para celebrar com muita festa os 190 anos de independência de seu país.  É a festa da Fé & Cultura, organizada pela Associação Cultural Folclórica Bolívia Brasil.
 Realizada pela primeira vez em 2007 no Memorial, a festa foi crescendo progressivamente e hoje tem um público cativo médio de 30 mil pessoas durante os dois dias. Na abertura  foi realizada uma Procissão e uma Benção pelos Padres da Missão  Paz  Alejandro Cifuentes  e Luiz Espinel   também participou no evento o  Prefeito de São Paulo Fernando Haddad  “São Paulo é uma cidade feita por migrantes e imigrantes e que graças a Deus todos nós vivemos em paz e recebemos os nossos irmãos de todas as partes do mundo, de todas as partes do Brasil e sabemos conviver em harmonia. Essa harmonia tem que ser conquistada a cada dia. Não podemos dar margem para a intolerância, dar margem para a violência”, afirmou Haddad.
Participou do evento o  Secretario de Direitos Humanos Eduardo Suplicy, Consul de Bolívia Claudio Marconi , a Missão Paz com Padre Paolo Parise e equipe conversaram sobre a importância da regularização no pais e cadastraram aproximadamente 6.000.00 Bolivianos .

Os   grupos folclóricos dão o caráter religioso à festa e exaltam a devoção dos bolivianos à santa padroeira Virgem de Copacabana e a Nossa Senhora de Urkupiña, protetora dos imigrantes. As duas são levadas pelos devotos em procissão festiva que sai do busto do libertador Simón Bolivar, em frente ao Auditório, e sobem pela passarela até a praça Cívica, onde um ato cívico registra as homenagens ao aniversário de independência da Bolívia.


 Daí em diante, e até a último grupo folclórico  a praça é tomada por uma sequência ininterrupta de grupos musicais, dançantes e teatrais que se apresentaram  ao ritmo das tradicionais ‘morenadas’, ‘diabladas’, ‘caporales’ e ‘tinkus’. As fantasias dos grupos misturam-se à indumentária que cada família vai produzindo ao longo do ano e dão à praça um visual multicolorido, numa vibrante festa de confraternização ao melhor estilo boliviano.




A festa Boliviana faz parte do calendário municipal da Prefeitura de Sào Paulo .

Miguel Ahumada

Nenhum comentário:

Postar um comentário