quarta-feira, 25 de junho de 2014

Paraguaios e haitianos são os principais estrangeiros em Cascavel

Segundo PF, por semana são feitos 20 pedidos de residência no município

No dia 25 de junho e comemorado o Dia do Imigrante no País. Por isso O Paraná fez um levantamento de quantos estrangeiros vivem na cidade.
Dados da PF (Polícia Federal), em Cascavel, revelam que os paraguaios lideram o ranking de estrangeiros vivendo no município. Eles somam 550, seguido dos haitianos com 507 e em terceiro lugar estão os argentinos, com 104 pessoas. Esses são os números oficiais com registros de permissão para entrar e morar no Brasil, mas estima-se que pelo menos 800 haitianos estejam ilegalmente em Cascavel. 
A técnica em enfermagem, Dilcéia Greco, é conhecida popularmente como “madrinha” dos haitianos em Cascavel. Ela conta que já ajudou mais de dez famílias conseguirem moradia eemprego na cidade. Desde 2013 a técnica em enfermagem ajuda os haitianos. 
“Todos chegam aqui com um objetivo: trabalhar e mandar dinheiro para o restante da família. A principal dificuldade é encontrar um lar. Muitas pessoas têm receio na hora de alugar um imóvel. Tento ser um elo e ajudo essas pessoas na medida do possível. São trabalhadores do bem”, afirma. 
Ela também relata que muitos chegam iludidos em busca de uma renda exorbitante. “Eles chegam crentes que vão ganhar muito dinheiro para mandar parte do salário aos familiares que ficaram no Haiti. Daí, eles veem que a realidade é outra, por isso há muita rotatividade de emprego entre eles”, ressalta Greco. 
Ainda segundo a PF, por semana são realizados 20 pedidos de residência, além dos demais atendimentos de renovação, na maioria para acompanhamento dos processos. Os principais problemas encontrados pelos imigrantes são com relação à documentação é a demora do processamento pelo Ministério da Justiça. Por causa da grande entrada de estrangeiros no Brasil nos últimos anos, existe um acúmulo de processos e por isso ocorre uma grande demora a emitir as residências aos imigrantes. 

Aílton Santos
O Parana

Nenhum comentário:

Postar um comentário