segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Seminário: Reagrupamento familiar em Portugal e na Europa

O ACIDI, IP promove, no próximo dia 1 de Março, entre as 9h30 e as 13h15, no Auditório do Centro Nacional de Apoio ao Imigrante, em Lisboa, o seminário de divulgação dos resultados do projeto transnacionalFamily reunification – a barrier or facilitator of integration?  No seminário, que contará com a presença de S. Exa., o Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Dr. Feliciano Barreiras Duarte, serão apresentadas as principais conclusões do estudo comparado ao nível europeu, bem como as conclusões do relatório redigido sobre a situação portuguesa. Será também apresentado um estudo desenvolvido para publicação no Observatório da Imigração por uma equipa do Centro de Estudo Sociais da Universidade de Coimbra, constituída pelos investigadores Pedro Góis, José Carlos Marques e Joana Castro.


O projeto Family reunification – a barrier or facilitator of integration? congregou instituições públicas, centros de investigação e organizações não-governamentais de sete países europeus, que se propuseram a analisar em conjunto o modo como os enquadramentos jurídicos de concessão do reagrupamento familiar e os diferentes padrões migratórios influenciam as possibilidades de integração dos nacionais de países terceiros nos Estados-membros da União Europeia. O projeto, de que o ACIDI, IP foi um dos parceiros, contou com financiamento da Comissão Europeia, através do Fundo Europeu para a Integração, e foi coordenado pelo Immigrant Council of Ireland. Além de Portugal, o relatório final do projeto incide sobre a Alemanha, a Áustria, a Holanda, a Irlanda e o Reino Unido. 
O seminário visa promover o debate e a reflexão em torno da relação entre o reagrupamento familiar e a integração dos imigrantes, mobilizando o diálogo entre investigadores, decisores políticos, representantes de instituições públicas e de organizações da sociedade civil e todos os interessados, razão pela qual contamos com a sua presença. Agradecemos desde já a confirmação para o emailseminarios@acidi.gov.pt, até ao dia 27 de Fevereiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário