sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

OIM e Rede Internacional Scalabriniana de Migração irão definir projetos de cooperação para América do Sul



Encontro entre as duas organizações ocorrerá em março na Argentina
O Diretor da Rede Scalabriniana de Comunicação, padre Sérgio Gheller participa nos dias 4 e 5 de março, em Buenos Aires, Argentina, de reunião de trabalho entre a Organização Internacional para as Migrações, OIM e a Rede Internacional Scalabriniana de Migração, SIMN.

As duas organizações irão discutir como aplicar projetos que possam atender a realidade migratória na América do Sul, tendo como base, o acordo de cooperação assinado em Nova York em dezembro de 2011.

A cooperação entre a OIM e o SIMN , em matéria de migração permite que sejam desenvolvidos projetos nas áreas de treinamento, serviços, capacitação e planos de assistência de pesquisa.

De acordo com o padre Sérgio Gheller, o encontro deve consolidar o intercâmbio com a OIM nos paises sul americanos, avaliando a realidade da migração na região e as ações de assistência que são oferecidas aos migrantes, o que possibiltará, a partir das necessidades levantadas, desenhar linhas de ação conjunta entre as duas organizações.

Representando a Organização Internacional para as Migrações participarão do encontro, o Diretor Regional , Diego Beltrand, os chefes de missão e dos escritórios nacionais, além da equipe técnica do Escritório Regional para a América do Sul.

A Rede Internacional Scalabriniana de Migração estará representada pelo Diretor Executivo, padre Leonir Chiarello, pelo Diretor da Rede Scalabriniana de Comunicação, Sérgio Gheller e pelos diretores da Rede Casas de Migrantes, abrigos e serviços de fronteira e Centro de Estudos Migratórios.

A programação do encontro será aberta no dia 4, às 09h45 com pronunciamento do Diretor Regional da OIM, Diego Beltrand e do Diretor Executivo do SIMN, Leonir Chiarello, que levantarão as tendências migratórias para a América do Sul. Também serão tratados temas como as ações desenvolvidas em favor dos migrantes pelas duas organizações; areas temáticas de convergência, com serviços de reforço da formação, apoio e pesquisa e identificação de linhas de cooperação.

A reunião de trabalho encerra no dia 5, por volta das 13h em Buenos Aires.

O Scalabrini International Migration Network, SIMN é uma organização, criada em 2005 pela Congregação dos Missionários de São Carlos, Scalabrinianos, com mais de 250 entidades envolvidas em várias atividades e serviços para ajudar as pessoas em mobilidade pelo mundo. A Missão do SIMN é promover a dignidade e os direitos dos migrantes, refugiados, marítimos e itinerantes em todo o mundo.

Roseli Lara / Rádio Migrantes


Nenhum comentário:

Postar um comentário