quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Em menos de uma semana, SPM recebe denúncias de tráfico de mulheres correspondentes a todo o ano de 2012


Quatro dias e 58 denúncias de tráfico de mulheres. Esse é o saldo da Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). De 3 a 7 de fevereiro, a quantidade registrada alcança a demanda do ano inteiro de 2012: 58 denúncias. A busca intensa pelo serviço da SPM pode ser associada ao chamamento da ministra Eleonora Menicucci, da SPM, para que cidadãs e cidadãos delatem crimes de violência contra as mulheres e busquem apoio do poder público.
“Nós, do governo federal, temos adotado uma postura de uma política obcecada e determinada para enfrentar o tráfico de pessoas. Quero chamar todas as mulheres e homens do Brasil para denunciar esse tipo de situação. Não podemos deixar que as pessoas sejam vítimas dessas quadrilhas", disse a ministra Eleonora, em coletiva de imprensa na sexta-feira passada (01/02), em Brasília. A entrevista foi concedida em conjunto com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello.
As denúncias recebidas pelo Ligue 180, em cinco dias, partiram, em sua maioria, do Brasil. Estão relacionadas tanto ao tráfico internacional de pessoas, tendo a Europa como frequente destino, como também registro de tráfico de pessoas entre estados brasileiros. Todas as denúncias já foram encaminhadas à Polícia Federal para averiguação dos fatos.
Operação Planeta - Na semana passada, a PF e o Cuerpo Nacional de Polícia prenderam seis pessoas - no Brasil e na Espanha - envolvidas em tráfico de mulheres. Uma ligação ao Ligue 180 motivou a ação da PF, que acionou a polícia espanhola para prisão das quadrilhas de aliciadores de mulheres para exploração sexual. Entre elas, duas brasileiras, três romenas e uma africana, de Serra Leoa.
A denúncia ao Ligue 180 partiu do Brasil, da mãe de uma das mulheres traficadas. Ela reconheceu a situação de tráfico e exploração sexual retratada pela novela Salve Jorge, da Rede Globo, e vivida pela filha na Espanha.

Fonte Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário