quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Fórum Social Mundial: Caritas vai tratar do tema "migrações"


A Rede Caritas Internacional, junto com algumas de suas filiais, estará presente também este ano n Fórum social mundial (Wsf – World social forum), no encontro mundial dos movimentos pela globalização alternativa.
Desta vez o Fórum se reunirá em Túnis, capital da Tunísia, de 26 a 30 de março, para destacar a atenção que está sendo dada às mudanças políticas no Maghreb e no Oriente Médio e à chamada “primavera árabe”. Como já é tradição, o FMS receberá inúmeros eventos, públicos ou de debate interno, dedicados aos temas mais variados. Durante o Fórum, a Caritas Internaqcional, com o apoio concreto da Secours Catholique – Caritas France, Caritas Itália e Caritas Médio Oriente–Norte da África organiza, uma iniciativa dedicada ao tema “Migração e desenvolvimento”.
O evento, aberto ao público, “abordará a complexa problemática da relação entre os movimentos migratórios e o crescimento, consolidação e fortalecimento dos Países de saída”. Insistir-se-á “sobre a perspectiva de superação de políticas migratórias meramente restritivas, para contribuir ao desenvolvimento real e sustentável dos Países de saída”.
Sempre no contexto do FMS 2013, a Cartas Itália promoverá um encontro da rede MigraMed, iniciativa aberta em Trápani (ilha da Sicília) em 2010, para favorecer trocas, encontro, atualização e formação entre as Caritas dos Países do Mediterrâneo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário