quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Fotógrafo cruza as Américas para retratar imigração


Uma mostra no Museu Nacional de Belas Artes do Chile, em Santiago, destaca o trabalho do fotógrafo holandês Kadir Van Lohuizen, que percorreu as Américas do Sul, do Norte e Central para retratar a vida dos imigrantes no continente.
Van Lohuizen viajou quase sempre de transporte público de Puerto Toro, na Terra do Fogo, no Chile, até Deadhorse, no Alasca, nos Estados Unidos, passando pela rodovia Pan-Americana. Fotos de mais de quinze países foram incluídas na exposição, nenhuma feita no Brasil.
As 80 fotografias da mostra, intitulada Via PanAm La búsqueda de la felicidad (“Via PanAm, A Busca pela Felicidade”, em tradução livre) que revelam os rostos, histórias e lugares de imigração nas Américas.
A exposição conduz o público por uma jornada pelo continente, mostrando os diferentes cenários e climas da região, além da intimidade das casas dos imigrantes.
'Ameaça'
Van Lohuizen contou que escolheu o tema da imigração porque "muitas pessoas na Europa e nos Estados Unidos ainda a veem como uma ameaça ou um fenômeno novo".
As imagens do fotógrafo mostram que este fenômeno, "tão antigo quanto a humanidade", ocorre por diferentes motivos, como a busca de trabalho, uma vida melhor e mais segura.
Muitas vezes, a imigração é observada dentro do próprio país ou para o país vizinho, como mostram as fotos.
"O objetivo das imagens é tentar ajudar a entender esta imigração", disse.

BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário