terça-feira, 4 de setembro de 2012

Ministério da Justiça assina carta de intenções com Centro Europeu de Políticas Migratórias


Uma carta de intenções entre a Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e o Centro Internacional para o Desenvolvimento de Políticas Migratórias (International Centre for Migration Policy Development – ICMPD) foi assinada  quarta-feira, 29/8, para aprofundar a cooperação existente na área de regulação da migração e de enfrentamento ao tráfico de pessoas. Para assinatura do documento, o representante do ICMPD, Luckas Gehrke, foi recebido pelo secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão.
O documento prevê que ambas as partes deverão cooperar para garantir que as políticas e programas de migração existentes e futuros sejam eficazes, sustentáveis e em conformidade com as obrigações internacionais.Dentre os temas centrais previstos na cooperação estão  Migração Regular  e  Mobilidade;  Desenvolvimento e Apoio à Diáspora;   Identificação e Referenciamento de Vítimas de Tráfico de Pessoas ,   Asilo e Refugiados; dentre outros.
Durante o encontro, o secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, agradeceu a visita e sinalizou que a parceria continuará a render bons frutos. “O ICMPD é um parceiro privilegiado, muito próximo de nossas equipes e queremos aprofundar cada vez mais essa integração”, afirmou. Um dos próximos trabalhos em conjunto com a instituição será um projeto de diagnóstico de migrações transfronteiriças.
Para Lucas Gehrke, diretor da dimensão Sul do ICMPD, a parceria com a Secretaria Nacional de Justiça é motivo de orgulho. O diretor enfatizou que esse é o momento crucial, dada as mudanças no fluxo migratório que o Brasil passou nos últimos tempos. “Como uma organização especializada em migração, é uma prioridade para nós somar esforços ao governo brasileiro. Essa assinatura do acordo estreitará ainda mais a parceria. Somos gratos em colocar nossa expertise à disposição do Brasil”.
A cooperação com o ICMPD prevê a organização de treinamentos, seminários, workshops e a transferência de know-how; intercâmbio de informações; implementação de pesquisas e estudos; coleta de dados e estatísticas que visam apoiar a elaboração de políticas públicas de migração e enfrentamento ao tráfico de pessoas. Esta parceria já resultou em livro publicado em 2011, com a pesquisa Jornadas Transatlânticas – Uma pesquisa exploratória sobre tráfico de seres humanos do Brasil para Itália e Portugal; no projeto Itineris, cujo objetivo é proteger os direitos dos migrantes, especialmente contra a exploração e o tráfico de pessoas; e na campanha “A decisão de viajar é sua”, entre outras iniciativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário