sábado, 22 de setembro de 2012

Imigrantes retornam da Europa para países de origem


OIM cita Equador como exemplo de mudança do perfil migratório

Foto: Divulgação
A Organização Internacional para as Migrações (OIM) aponta o desemprego na Europa e as barreiras para concessão de vistos como principais causas para mudança no perfil dos imigrantes na Europa.

Um exemplo clássico é o Equador, país que ao mesmo tempo se tornou receptor de imigrantes e palco de nacionais que retornam ao país de origem. Passados 40 anos de um processo de saída do país, a pesquisa "Perfil da Migração", mostra que nos últimos anos houve uma queda no número de equatorianos que deixam o país para trabalhar na Europa.

A OIM ressalta que os equatorianos começaram a deixar seu país na década de 70 para viver no Canadá, nos Estados Unidos e na Venezuela, mas este perfil mudou nos anos 90, quando o destino preferido passou a ser Espanha e Itália.

Na Espanha até 2011, havia 480 mil equatorianos vivendo legalmente no país, enquanto que nos Estados Unidos, a diáspora equatoriana chegou a 564 mil pessoas.

Embora o contingente dos retornados seja significativo, as remessas continuam sendo uma fonte de sobrevivência das famílias, ficando na ordem de R$ 5,5 bilhões ao ano.

Ao mesmo tempo, o Equador é citado pela ONU como um país de perfil humanitário, deixando fronteiras abertas para acolher imigrantes mais vulneráveis, tanto que em 10 anos, 200 mil colombianos passaram a viver na nação vizinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário