sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Líderes criam grupo de trabalho para ajudar migrantes e combater máfias



Resultado de imagem para Líderes criam grupo de trabalho para ajudar migrantes e combater máfias
O grupo de trabalho foi acordado numa reunião entre os líderes políticos da UE, Jean-Claude Juncker, e da UA, Moussa Faki Mahamat, juntamente com o secretário-geral das Nações Unidas, e a chefe da diplomacia comunitária, e tem como objetivo combater o tráfico de pessoas.
"Salvar e proteger as vidas dos imigrantes e refugiados nas rotas de chegada a Europa, acelerar a assistência aos retornados voluntários aos seus países de origem e ajudar aqueles que necessitam de proteção internacional" são alguns dos objetivos, lê-se num comunicado conjunto divulgado hoje em Abidjan, onde decorre até quinta-feira a cimeira UE-UA.
Estas ações pretendem ampliar os trabalhos que já estão em curso nos países de origem e na Organização Internacional das Migrações, para além da UE.
Os trabalhos serão revistos e coordenados pelas autoridades líbias, assim como pela UE, ONU e UA, que trabalham já em conjunto para o desmantelamento das redes de traficantes e para o desenvolvimento de oportunidades nos países de origem e em trânsito, explica o documento, que nota que já regressaram a casa, de forma voluntária, cerca de 13 mil migrantes.
Este grupo vai reunir-se frequentemente e colaborar "ao mais alto nível", nomeadamente à margem da Assembleia-Geral das Nações Unidas.
A quinta cimeira UE/África decorre até hoje em Abidjan, a capital económica da Costa do Marfim, com o tema "Investir na Juventude para um futuro sustentável", e conta com cerca de 80 chefes de Estado e de Governo dos países europeus e africanos.
A primeira cimeira UE-África, que se realizou no Cairo (Egito) em 2000, foi promovida por Portugal, durante a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.
Em 2007, novamente sob a égide da presidência portuguesa, Lisboa acolheu a segunda edição destas cimeiras.
DW
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário