quinta-feira, 12 de abril de 2018

TV Aparecida exibe especial sobre o drama dos refugiados venezuelanos

Dividido em vários episódios, o “Desafios da Igreja” tem a finalidade de mostrar como atua a instituição religiosa diante de problemas sociais. O programa que vai ao ar na quinta-feira, 12, às 21h30, na TV Aparecida, intitulado A Fronteira da Esperança, traz como tema as dificuldades dos refugiados venezuelanos no Brasil. A atração faz parte da programação especial da emissora na cobertura do grande encontro de líderes da Igreja Católica, a 56ª Assembleia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), na cidade de Aparecida, entre 11 e 20 de abril.
Produzido pela equipe de telejornalismo da Rede Aparecida de Comunicação, a produção mostra a forma como a Igreja Católica atua em temáticas relacionados aos direitos humanos e à preservação da dignidade das pessoas. Tem como objetivo levar ao conhecimento dos brasileiros como se dão os trabalhos de leigos, padres, bispos, religiosos e toda a equipe que, proclamando a Palavra de Deus, lutam diariamente para vencer os desafios enfrentados pela humanidade.
Fronteira da Esperança mostra o drama dos venezuelanos que estão sendo obrigados a deixarem seu país e buscarem refúgio em nações vizinhas. Sem comida, sem remédio, sem direito de ter voz, no Brasil, eles atravessam a fronteira, que fica na cidade de Pacaraima, no norte de Roraima, na esperança de encontrar uma oportunidade de trabalho para poder mandar dinheiro para a família, que ficou para trás, e uma oportunidade em poder recomeçar.
O especial mostra que ao chegarem ao Brasil os refugiados se deparam com abrigos lotados, em casas com até 30 pessoas ou acabam ficando nas ruas e praças. A ausência do poder público brasileiro coloca vidas em uma situação de pura vulnerabilidade social, sujeitos a qualquer perigo, entre eles, o tráfico humano e a prostituição. Diante de um cenário de descaso, a única ponta da esperança está no trabalho da Igreja e da sociedade civil, que fazem o que podem na tentativa de lutar pela dignidade do ser humano.
"Todas as reportagens são únicas, especiais e nos trazem uma rica e grande bagagem de crescimento profissional, e ainda mais pessoal. Mas essa, Desafios da Igreja, na minha percepção, foi muito tocante. Ver pais, mães, filhos, famílias inteiras que tinham suas vidas estruturadas na Venezuela, sendo praticamente expulsas do seu país de origem, obrigadas a fugirem da fome e se submeterem a viver em abrigos, sem nenhuma infraestrutura, ou mesmo pelas ruas e praças da capital de Roraima, Boa Vista, é muito forte”, diz Talita Galvão, repórter do documentário.
A série da TV Aparecida, que já exibiu outros episódios como “Ilha de Marajó”, “ Norte de Minas”, “ Xingu” e “Realidade Carcerária”, quer mostrar no especial desta quinta (12/04) que esses imigrantes não estão saindo da Venezuela porque querem. Eles vivem hoje uma realidade que os obriga a sair do seu País de origem e que, nós, enquanto cristãos, não podemos tapar os olhos e virar as costas para o problema, para essa crise humanitária que se alastra, e por esse pedido de socorro.
Tv Aparecida
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário