sexta-feira, 6 de abril de 2018

Missão Paz recebe famílias de imigrantes venezuelanos no Centro de SP



Famílias de imigrantes venezuelanos desembarcaram na tarde desta quinta-feira (5) no pátio da Missão Paz, entidade da Igreja Católica que acolhe imigrantes em uma Paróquia no Centro de São Paulo. Eles são do primeiro grupo de imigrantes venezuelanos vindos de Roraima que ficarão nos centros de acolhimento municipais.

De acordo com o padre Paolo Parise, que coordena a Missão Paz, apesar de estarem esperando 39 pessoas, apenas 22 chegaram nos ônibus do Exército.

A maioria deles era famílias com crianças. O perfil é diferente daquele que a Prefeitura anunciou anteriormente que iria receber, o de adultos solteiros. “Chegaram crianças de três semanas, quatro meses. Foi uma surpresa muito boa”, disse

Com a chegada dos grupos de venezuelanos, a Missão Paz, que hoje acolhe pessoas de 20 nacionalidades diferentes, fica perto da lotação máxima de suas 110 vagas. Apesar disso, o padre afirmou que existem espaços remanescentes para receber aqueles que eram esperados para esse primeiro voo de quinta.

"Agora, começamos a encaminhá-los para as aulas de português, atendimento psicológico, ajuda para buscar trabalho", pontuou.

Crise imigratória

A cidade de São Paulo recebeu nesta quinta-feira um grupo de 116 venezuelanos de Roraima, onde estão fugidos da crise no país natal. Ao todo, 300 venezuelanos deverão chegar em São Paulo nos próximos meses.

Os imigrantes desembarcaram na cidade em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB). Eles ficarão em dois Centros Temporários de Acolhimento exclusivos para os venezuelanos. Um em São Mateus, na Zona Leste, outro em Santo Amaro, na Zona Sul.

O segundo grupo com mais 100 venezuelanos vindos de Roraima deve chegar após 30 dias e o terceiro ainda não tem data marcada. A vinda dos venezuelanos para São Paulo acontece 49 dias depois que o presidente Michel Temer assinou um decreto emergencial para oferecer ajuda ao estado de Roraima.

Roraima lida desde 2015 com a chegada de venezuelanos que fogem da fome e chegam ao estado em busca de trabalho. Só nos primeiros 45 dias desse ano, 18 mil entraram no país.

G1

www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário