quinta-feira, 26 de abril de 2018

Museu da Imigração pode ser um grande aliado para as aulas de História


Resultado de imagem para Museu da Imigração

Bastante concorridas nas escolas da rede estadual, as aulas de História fazem muito sucesso entre os estudantes. Mas, professor, você já pensou em utilizar o Museu da Imigração como aliado? Na instituição, é possível trabalhar com os alunos toda a parte de história do Brasil referente à chegada das pessoas por meio da Hospedaria de Imigrantes, e o relacionamento construído com as diversas comunidades representativas da cidade e do Estado.
Com o acervo disponível, é possível compreender e refletir o processo migratório. No entanto, a migração humana não deve ser encarada como uma questão apenas do passado. Os professores podem aproveitar a oportunidade para trabalhar a questão como um fenômeno contemporâneo, se tomar como base os refugiados que chegam ao Brasil vindos de diversos países.
Exposições
Permanente, a exposição “Migrar: experiências, memórias e identidades” tem como objetivo apresentar aos visitantes os trabalhos de preservação e pesquisa realizados pelo Museu da Imigração a respeito de seu tema central. Em oito módulos, aborda o processo migratório, decorrendo contextos mais específicos, como a grande imigração ocorrida nos séculos 19 e 20, as políticas voltadas ao tema, o cotidiano da Hospedaria de Imigrantes do Brás e as contribuições desse processo para a formação de São Paulo.
Até setembro de 2018, os visitantes podem conferir a exposição “Da cabeça aos pés”, que tem como tema central os acessórios utilizados por homens e mulheres em seu vestiário, nas mais diversas culturas. Superando a condição de adereços, tais objetos podem funcionar como mediadores de relações humanas e refletir práticas sociais, configurando-se, no limite, como símbolos de pertencimento e identificação de um indivíduo com uma determinada comunidade ou grupo social.
Museu da Imigração
Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – São Paulo/SP
Bilheteria
R$10 (inteira) | R$5 (meia-entrada)
O MI é inteiramente gratuito aos sábados, e tem acesso livre às áreas de convivência da instituição nos demais dias.
Terça a sábado | das 9h às 17h
Domingo | das 10h às 17h
Portal do Governo
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário